Sobre o Empreendedor

Wagner Ruiz

O ano era 2011. Alphonse Voigt ainda se recuperava do grave acidente ocorrido em 2005 com seu paraquedas. Esportista radical, surfista, paraquedista e sonhador. Fazia as sessões de fisioterapia já sonhando com o próximo negócio.

A rotina de recuperação sempre foi puxada, mas o sonho grande não saía da cabeça. Anos antes, tinha feito um curso de Filosofia e Desenvolvimento Mental. O professor — adivinha só — era o Wagner. Paulistano da gema, especialista em mercado financeiro e empreendedor serial — já tinha fundado outras 8 empresas antes de conhecer Alphonse. Já tinham trabalhado juntos em outros projetos até que Alphonse fez o chamado: a ideia do EBANX já rondava seus pensamentos e ele precisava de alguém que o ajudasse a desenhar o modelo.

Wagner abraçou a ideia e começou, no dia seguinte, a planejar os passos para viabilizar o negócio. Bateram na porta de mais de 10 bancos com aquela ideia em mente. Apenas um deles aceitou conversar. Nascia ali uma parceria que perdura até hoje com um banco de câmbio que ajudou os empreendedores a desenvolverem um modelo de negócios inovador e viável para o processamento de pagamentos para sites internacionais.

Cofundador e CFO do EBANX, Wagner é hoje responsável pela área financeira e de operações da empresa. Tendo cursado Economia na Universidade Mackenzie em São Paulo, Wagner teve grande parte de sua carreira ligada a gestão financeira de diversas empresas e instituições financeiras. O histórico de empreendimentos em que Wagner foi sócio possibilitou a formação de seu conhecimento em câmbio, comércio internacional, importação e pagamentos eletrônicos, tendo sido responsável pela criação de grande parte do modelo de negócios do EBANX.

Sobre a Empresa

Era Dezembro de 2012 quando Alphonse Voigt, João Del Valle e Wagner Ruiz foram selecionados como Empreendedores Endeavor, ainda nos seus primeiros passos como Scale-up.

Ao longo dos anos de aceleração, ajudamos os empreendedores a acessar capital, talentos e novos mercados, além das várias mentorias para que eles conseguissem crescer na mesma velocidade da empresa.

E o EBANX cresceu. Muito. E rápido. Mais de 700 vezes.

E nós temos muito orgulho de fazer parte dessa jornada desde o primeiro ano da empresa - uma jornada que nos trouxe até aqui: em 2019, o Ebanx se tornou o mais novo unicórnio brasileiro.

A combinação de tecnologia de ponta e um time bem preparado, com vontade e alta capacidade de fazer algo realmente grande, fez com que estivessem melhor posicionados para garantir que qualquer brasileiro pudesse acessar produtos e serviços globais, como AliExpress, Airbnb e Spotify. Hoje, já são mais de 50 milhões de latino-americanos impactados, com um volume de processamento que dobrou nos últimos dois anos, superando a marca de US$ 2 bilhões.

São empreendedores assim que farão história no país! E ela está sendo escrita agora.

Ano de Fundação
2012
Segmento
Fintech
Ano Apoio Endeavor
2012

Outros empreendedores nesse negócio: