Sobre o Empreendedor

Tiago Dalvi

Tiago nasceu com o DNA empreendedor. Filho e neto de empreendedores, o fruto não caiu longe do pé. Mas foi só na faculdade de adminstração, em Curitiba, depois de trabalhar na empresa júnior, que encontrou suas maiores inspirações. Longe dos grandes empreendedores da época, donos de companhias gigantes e milionárias, quem realmente inspirava Tiago eram os seus amigos. Colegas de sala da sua idade que recusavam propostas de multinacionais para abrir o seu próprio negócio -- seja ele uma loja de roupas ou uma organização social.

Tiago começou, naquela época, a trabalhar na Aliança Empreendedora. Lá ele conheceu de perto os desafios dos artesãos brasileiros, pessoas que sabiam como criar peças de design extraordinárias, precificar…Mas não sabiam vender. Enquanto isso, ele começou a bater em algumas portas em Curitiba e percebeu que existia demanda por esses produtos. Faltava alguém para unir esses dois mundos.

Em 2007, Tiago Dalvi abriu sua primeira loja de produtos feitos à mão em um shopping curitibano: a Solidarium. Desse momento em diante, o modelo de negócios mudou diversas vezes. Do shopping para os parceiros do varejo, indo para o online e se transformando no que hoje é o modelo do Olist.

Sobre a Empresa

Hoje, a loja no shopping aberta por Tiago em 2002 se transformou em 3 mil lojas online criadas por lojistas, distribuidores e pequenos empreendedores e que recebem mais de 1 milhão de clientes. Assim nasceu a maior loja de departamentos dentro dos principais marketplaces do Brasil.

Para fazer essa máquina girar, o time de 15 pessoas formado em 2015 tem, hoje, 145 Olisters ocupando um andar inteiro do prédio no centro de Curitiba — com planos de ocupar também um segundo andar até o fim de 2018.

O que faz o modelo de negócio do Olist dar certo é oferecer aos pequenos empreendedores, normalmente sem presença digital, espaço nos grandes marketplaces do país. Para monetizar o serviço, a scale-up cobra uma mensalidade para o uso da plataforma, além de uma comissão sobre as vendas feitas pelos lojistas.

 

Ano de Fundação
2015
Segmento
Tecnologia
Ano Apoio Endeavor
2017