Sobre o Empreendedor

Thomaz Srougi

Thomaz via desde criança a realidade do sistema público de saúde brasileiro. Seu pai é urologista, trabalhava longas horas e ganhava pouco. Thomaz então fez questão de passar longe da carreira de médico. Iniciou sua carreira no mercado financeiro como operador de mesa no Banco BBA. Em seguida fez um MBA e um MPP na Universidade de Chicago, e depois foi para a a Ambev.

Mas empreendedor é essa pessoa que enxerga em grande problema, oportunidades. Depois de anos em bancos de investimento, grandes empresas e depois como sócio de um grande fundo, ele fez cursos na Universidade de Chicago e Harvard Business School, até voltar ao Brasil preparado para enfrentar o desafio da saúde no país.

Sua solução era prover um serviço que fosse tão ou mais eficiente que o sistema privado, porém acessível à população de baixa renda. Em 2011, a primeira clínica do Dr. Consulta estava operante, validando seu modelo, na favela de Heliópois, em São Paulo. E é aí que entra Guilherme Azevedo, amigo de infância de Thomaz. Ingressou como COO do Dr. Consulta para, juntos, formarem uma rede que oferecesse serviços primários de saúde de alta qualidade e pudesse entregar diagnósticos 25 vezes mais rápido que o sistema público, cobrando 60% a 90% menos que o sistema privado.

Sobre a Empresa

1,3 bilhões é a demanda anual de consultas do SUS, mas 800 milhões deixam de ser realizadas pela ineficiência de gestão e monitoramento de seus pacientes. Desse super desafio, nasceu o Dr. Consulta, a primeira rede médica de baixo custo e alta qualidade focada na base da pirâmide.

No sistema público de saúde, quando chega o momento do paciente ser atendido, o custo de tratamento é mais alto do que se ele tivesse visto o médico quando começou a ter sintomas – isso com a esperança de que ele ainda possa ser curado. O Dr. Consulta aposta em uma tecnologia que torna esse processo mais inteligente, menos custoso e com mais chances de eficácia.

O sistema de agendamento, resultados e acompanhamento é todo automatizado e online. A empresa tem uma quantidade significativa de dados de seus mais de 200 mil pacientes – informações que podem ser usadas para prevenir doenças, se comunicar com pacientes e facilitar consultas virtuais. E sabe o melhor?! A dinâmica do Dr. Consulta tem o potencial de transformar as interações e operações médicas para pacientes brasileiros de baixa renda, mas, além disso, de influenciar a forma que consultas são conduzidas em muitos outros países.

Ano de Fundação
2011
Segmento
Saúde
Ano Apoio Endeavor
2015

Outros empreendedores nesse negócio: