Sérgio Lomachinsky

Sérgio Lomachinsky

TECSAÚDE

Sobre o Empreendedor

Sérgio Lomachinsky

Nascido em Recife, Pernambuco em 1974, filho único e neto de imigrantes Romenos e Poloneses. Família empreendedora. Trabalhou com o pai na gestora de bens próprios e estagiou desde o início da faculdade tendo passado por indústria e afins antes de se encontrar na engenharia cínica. Estudou línguas na Inglaterra por duas oportunidades e sempre planejou ter o seu próprio negócio.

Engenheiro eletrônico, graduado pela UFPE, com aperfeiçoamento em Engenharia Clínica no Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo. Especialista em Administração Hospitalar pela Universidade Autônoma de Madrid/FECAP. Atuou na TECSAÚDE junto a clientes públicos e privados como consultor, gerente e implementador de sistemas das engenharias Clinica e Hospitalar. Hoje é o Diretor Comercial da empresa.

Quando era engenheiro em um hospital do Recife e também prestava assessoria à Secretaria de Saúde do município, começou a receber uma demanda direta para prestar consultoria em engenharia clínica, visto que há 15 anos, apenas o seu hospital de atuação possuía este departamento. Identificando que havia uma grande demanda de mercado, Sérgio convidou Iliane, que já trabalhava com ele, e Zeev, que estava em Brasília, para abrir uma empresa de engenharia clínica, auxiliando os hospitais a prestarem um melhor serviço aos seus pacientes.

Sobre a Empresa

"O objetivo do seu hospital é cuidar das pessoas. O nosso é cuidar do seu hospital". Assim a TECSAÚDE influencia diretamente na melhoria do sistema de saúde brasileiro. Os equipamentos médico-hospitalares representam 70% dos gastos na montagem de um hospital. A engenharia clínica, responsável pela gestão desses equipamentos, surgiu no Brasil nos anos 80 na Unicamp e pode ser considerada ainda como uma profissão jovem. A TECSAÚDE promove uma solução de outsorcing de engenharia clínica, trazendo para dentro da unidade de saúde uma equipe especializada (engenheiros e técnicos), processos definidos e estruturados, dispositivos de testes de equipamentos médicos e software de gestão de engenharia clínica. Assim a TECSAÚDE cuida do parque de equipamentos médicos, reduzindo o custo mensal da unidade de saúde com manutenção de equipamentos em quase 40%. Certificada pela ISO 9001 (em 2004), está presente nas 5 regiões e conta com parcerias estratégicas com o Grupo D'Or, a UNIMED, o IMIP, a Pró-Saúde, a São Camilo, atuando nos setores público e privado, bem como o terceiro setor.

A TECSAÚDE oferece uma solução completa para a engenharia clinica. A principal proposta de valor é que o hospital se concentre no paciente. Atua com seus clientes através do outsourcing do serviço de engenharia clínica (gestão de engenharia, manutenção corretiva, preventiva e calibração de equipamentos, planejamento de aparelhagem médica e assessoria). É a única empresa da área que conseguiu ganhar escala e replicar suas operações numa ampla cobertura geográfica em pouco tempo. Conquista esse espaço por criar uma solução sistematizada, abrangente e rápida a hospitais de pequeno e médio porte que sofrem com a má gestão de seus equipamentos (um aparelho que chega a levar 10 dias para ser consertado pode retornar ao seu funcionamento efetivo no mesmo dia com a gestão da TECSAÚDE). A TECSAÚDE pode ter operação plena em até 30 dias em qualquer lugar do Brasil.

Eles não são médicos mas salvam vidas, pois focam na melhoria do serviço de saúde e permitem que o hospital cuide de seu core business, o paciente. Atuam em mais de 45 hospitais o Brasil e são o maior player do setor. Atuando numa área que dispõe de poucos cursos técnicos ou de nível superior, a TECSAÚDE capacita e desenvolve seus colaboradores internamente (70% da equipe está no seu primeiro emprego).

Segmento
Saúde

Outros empreendedores nesse negócio:

Zeev Katz
Zeev Katz TECSAÚDE