Roberto El Ibrahim

Roberto El Ibrahim

Diagnostika

Sobre o Empreendedor

Roberto El Ibrahim

Advindos de escolas públicas brasileiras, Filadélfio e Ibrahim obtiveram êxito ao entrar na melhor escola de medicina do país – USP Pinheiros, onde se conheceram. Já na residência, além de estudar muito, Filadélfio e Ibrahim começavam a constituir suas próprias carteiras de clientes.

A oportunidade de mercado era latente: todos os exames de patologia cirúrgica eram vinculados ao nome do médico e não a uma empresa, o que dificultava a criação de um modelo de negócio escalável. Até então, isso só era possível de se fazer no meio clínico (exames de baixa complexidade) e as poucas empresas do meio cirúrgico levavam o nome de seus fundadores, o que impossibilitaria um forte crescimento futuro. Foi então que, em 1985, eles fundaram a Diagnóstika com o propósito de unir as principais lideranças da patologia cirúrgica brasileira em torno de uma empresa respeitada. Mesmo como empreendedores, Fila e Ibrahim não deixaram de ser médicos.

Dr. Filadélfio Venco é hoje referência em câncer gástrico, esofágico e pancreático, e em 2000 tornou-se o primeiro latino-americano a levar sua experiência nacional à Associação Japonesa do Câncer Gástrico. Dr. Roberto El Ibrahim é considerado um dos mais hábeis patologistas cirúrgicos generalistas do país, e durante seus dois anos em Harvard publicou um importante trabalho em patologia mamária.

Sobre a Empresa

Diagnóstika possui um modelo de operação inovador para a Patologia Cirúrgica. Trata-se de um modelo baseado em uma linha de produção fabril, concebido para controlar a manipulação de exames em alta escala, mantendo a qualidade. Com uma estrutura produtiva eficiente os pedidos são centralizados, processados, as lâminas são produzidas e distribuídas a médicos da rede, de acordo com suas respectivas especialidades e disponibilidade de tempo, otimizando os recursos médicos de acordo com o grau de complexidade do exame e a senioridade do médico.

Outro diferencial da Diagnóstika é o inovador sistema de ERP proprietário – DiagSystem – que automatiza a gestão do eficiente processo de produção de diagnósticos da empresa. A Diagnóstika conta hoje com 120 funcionários e uma equipe de 24 patologistas.

Em 2012 inaugurou o departamento de Diagnósticos moleculares em consonância com atendimento “world class” para a moderna oncologia na era da medicina personalizada. A governança e a gestão foram aprimoradas com CEO , CFO e a constituição de conselho consultivo altamente qualificados.

Ano de Fundação
1995
Segmento
Saúde
Ano Apoio Endeavor
2006

Outros empreendedores nesse negócio:

Filadelfio Venco
Filadelfio Venco Diagnostika