Sobre o Empreendedor

Rafael Biasotto

Mesmo nascendo em uma família de funcionários públicos, ele sempre teve gosto por criar: tanto nas artes, quanto nos negócios. Com 12 anos, foi aprender serigrafia. Fazia as telas que viravam estampas e a mãe costurava as camisetas, que ele vendia para os amigos. Rafael Biasotto era muito novo quando vivenciou suas primeiras experiências empreendedoras, mas elas já eram sua principal fonte de renda.

Antes dos 18, tinha ideias de montar máquinas de vendas automáticas e kombis de comida – ou, traduzidos para os nomes da moda, “vending machines” e “food trucks”. Acabou abrindo um bar de praia em Florianópolis, sua cidade natal.

Quando entrou na Faculdade de Administração, na Universidade Federal de Santa Catarina, procurou ganhar mais experiência na área. Trabalhou no varejo com presentes, papelaria, decoração… As iniciativas diversificadas foram a base para o futuro empreendedor e serviram como um verdadeiro campo experimental.

Imaginação e criatividade não faltavam para o menino que, além das aventuras de mercado, também sonhava em se aventurar pela Europa de bicicleta. Rafael juntou todo o dinheiro que tinha guardado e foi, para estudar inglês, italiano e buscar novas inspirações. Voltou com a maior delas: a Uatt?, uma loja de presentes criativos.

Sobre a Empresa

Com um valor de R$ 18 mil, a história da Uatt? começou na garagem da casa de Rafael com algumas chapas coloridas de propileno, que viravam luminárias, porta-retratos e diversos objetos decorativos.

Hoje, 16 anos depois, a scale-up é a maior empresa de presentes criativos no mercado multimarcas, saindo da garagem para uma sede administrativa com fábrica, que abrange mais de 150 funcionários, lançando mais de um produto por dia, com revenda em mais de 4 mil pontos espalhados pelo Brasil.

Ano de Fundação
2002
Segmento
Varejo
Ano Apoio Endeavor
2013