Ofli Guimarães

Ofli Guimarães

Méliuz www.meliuz.com.br Minas Gerais

Sobre o Empreendedor

Ofli Guimarães

Enquanto alguns adolescentes estavam planejando seus finais de semana, Ofli Guimarães estava planejando seus próximos negócios. No início, porém, não tinha um público tão definido. Dos 17 aos 25 anos, foram 8 negócios iniciados, que iam de marca de camisetas a aluguel de maquinário de construção.

Para fundar o Méliuz, ele uniu-se a Israel Salmen, com quem dividia esse espírito empreendedor. Após a primeira empreitada juntos, Ofli e Israel começaram, do zero, um novo conceito. A inspiração estava nos “ame-ou-odeie” programas de fidelidade. No caso de Ofli, estava mais para “odeie”, já que os pontos que ele juntava expiravam mais rapidamente que a oportunidade que ele teria de usá-los. Para ele, os programas não geravam um valor tangível nem beneficiavam o usuário como poderiam. Ao levar essa frustração até Israel, descobriram que ela era compartilhada por mais pessoas e começaram a pensar em um modelo ganha-ganha-ganha. Foi assim que chegaram à ideia de cash-back para o e-commerce.

A proposta era simples: anunciante anuncia loja; cliente compra da loja; anunciante ganha comissão da compra; anunciante divide comissão com cliente; cliente recebe parte do dinheiro da compra de volta. Cha-ching! Bom para todo mundo. Tão bom que as primeiras vendas aconteceram logo no dia seguinte do lançamento do site, em setembro de 2011.

Sobre a Empresa

O Méliuz é um portal que disponibiliza, gratuitamente, cupons de desconto das melhores lojas online do Brasil e ainda devolve parte do valor gasto em compras, direto na conta bancária do cliente.

A empresa foi fundada por Israel e Ofli em 2011, com uma proposta simples: anunciante anuncia loja; cliente compra da loja; anunciante ganha comissão da compra; anunciante divide comissão com cliente; cliente recebe parte do dinheiro da compra de volta. Cha-ching! Bom para todo mundo. Tão bom que as primeiras vendas aconteceram logo no dia seguinte do lançamento do site.

Hoje, o Méliuz já devolveu mais de R$70 milhões para clientes da plataforma. Com mais de dois milhões de usuários cadastrados e 1.500 lojas parceiras, transformaram um time de 6 pessoas em uma equipe de mais de 150. O pequeno apartamento em Belo Horizonte, onde era o escritório há apenas 5 anos, virou um espaço de quatro andares, ganhando outras duas sedes em Manaus e São Paulo. Em 2017, foi lançada também a versão offline do Méliuz, já disponível em cerca de 50 supermercados, farmácias e restaurantes.

E, a cada ano, a scale-up duplica de tamanho, aumentando na mesma proporção o seu impacto no ecossistema.

Ano de Fundação
2011
Segmento
Tecnologia
Ano Apoio Endeavor
2016

Outros empreendedores nesse negócio: