Sobre o Empreendedor

Mate Pencz

Logo após a queda do muro de Berlim, a família Pencz deixava a Hungria para se instalar em Stuttgart, numa Alemanha recém unificada. O engenheiro Josef, pai de Mate, havia recebido uma oferta de trabalho no país, e lá morou o garoto durante sua infância e adolescência.

Mesmo muito perto de Florian Hagenbuch, foi só no verão de 2008 que os dois finalmente se conheceram. O encontro aconteceu durante um summer internship – um estágio de curta duração em um grande banco norte-americano. Mate e Florian logo descobriram afinidades que iam além das carreiras e das origens – a principal delas, sem dúvida, era a ambição de fazer mais. O encontro se repetiu no ano seguinte, quando os dois se encontraram em Londres para um novo summer job.

A inquietação dos dois com a carreira que tinham crescia a cada dia. A ponto de entenderem que o caminho seria um só: empreender. Na época, o Brasil vivia uma onda de percepção bastante positiva aos olhos do mundo. Nessa onda, decidiram apostar.

Por ter se desligado do emprego um pouco antes de Florian, Mate chegou sozinho por aqui. Instalou-se em um casarão com outros “dez caras” – a maioria de estrangeiros que também chegavam ao Brasil para empreender. “Eu ficava no terceiro andar, e nem era um quarto. Era um colchãozinho no chão, com mais três ou quatro gringos em volta”.

Na época, muita gente de fora também queria investir no país. Mate não perdeu tempo: montou um arquivo de Powerpoint com oito páginas e, após uma rodada de investimentos que durou só uma semana, levantou cerca de 1,5 milhão de dólares.

Em 2014, Mate e Florian se tornaram Empreendedores Endeavor pela Printi. Porém, sempre consideraram que a jornada seria muito maior. Há dois anos, fundaram o Canary, um fundo de VC especializado na primeira rodada das novas empresas brasileiras, seja ela seed ou série A. E, mais recentemente, em 2018, fundaram a Loft, uma scale-up que está reinventando o mercado de Real State no Brasil.

Sobre a Empresa

O processo de compra e venda de um imóvel hoje em dia pode ser uma experiência desgastante. Por isso, a Loft é uma plataforma digital que usa a tecnologia e dados para simplificar a experiência. Fundada em 2018 em São Paulo, a scale-up já conta com o apoio de importantes investidores globais, incluindo a Andreessen Horowitz, a Fifth Wall, a Thrive Capital, QED Investors e a Monashees.

Ano de Fundação
2018
Segmento
Real State
Ano Apoio Endeavor
2019

Outros empreendedores nesse negócio: