Sobre o Empreendedor

Mariano Gomide

Sem investidores-anjo ou qualquer acesso a capital, Geraldo e Mariano passaram os quatro primeiros anos da empresa fazendo de tudo, em termos de software, para sobreviver. Até então, o time não passava de 5 pessoas e o caixa oscilava todo mês entre o vermelho e o azul. Mariano conta que já pensou em fechar a empresa quatro vezes, nesse começo. Porém, uma das razões que fez os dois empreendedores continuarem foi acreditar que a internet mudaria a realidade dos negócios no Brasil. Era uma questão de tempo. E eles tinham razão.

Hoje, a VTEX é referência na transformação digital de negócios do mundo inteiro sendo a plataforma referência para os maiores e-commerces atuais. São mais de 600 funcionários, em 28 países atendendo mais de 2.500 clientes. Nos próximos anos, sua meta é investir ao menos R$ 35 milhões em tecnologias que melhorem o serviço de áreas como logística, aprovação de cartão de crédito e atendimento ao cliente. Além disso, a expansão internacional mira agora a consolidação dos mercados europeus e americanos.

Para isso, no final do ano passado, a scale-up fez uma rodada com Softbank, Gávea Investimentos e Constellation no valor de US$ 140 milhões. Hoje, Mariano é responsável pela operação da scale-up em Londres, mas conta que se mudará em breve para Nova York com a missão de aumentar a presença da VTEX nos Estados Unidos.

Sobre a Empresa

Fundada em 2000, no Rio de Janeiro, a VTEX tem soluções criadas com o objetivo de superar obstáculos operacionais de vendas para acelerar a transformação do negócio. Inicialmente, ofereciam soluções business-to-business para o setor têxtil e foi apenas em 2007 que a principal oportunidade apareceu - a VTEX foi a responsável por desenvolver a plataforma de e-commerce do Walmart, no Brasil. Todos os serviços da VTEX hoje conseguem atender indústrias e modelos de negócio, independentemente do seu modo de atuação (business-to-business, business-to-consumer ou business-to-employee). Presente em 30 países, a VTEX conta com mais de 600 funcionários que trabalham constantemente para otimizar o cenário empreendedor do Brasil e dos países onde está presente.

Ano de Fundação
2000
Segmento
SaaS
Ano Apoio Endeavor
2020

Outros empreendedores nesse negócio: