Sobre o Empreendedor

Marcelo Sales

Marcelo Sales e Rafael Duton são engenheiros de computação, formados pela PUC-RJ. Iniciaram, ao lado de outros três sócios, um projeto de final de curso onde seria montado uma plataforma de software para criação de aplicativos para celulares, juntamente com um plano de negócios para transformar o projeto em uma empresa.

Rafael, que já tinha experiência empreendedora como co-fundador da Empresa Júnior PUC-RJ, ficou encarregado da elaboração do plano de negócios ao lado de Eduardo Bernardes, enquanto Marcelo Sales e os outros sócios desenvolveram a plataforma de software. Marcelo já havia trabalhado no mercado de internet móvel, na empresa Wiz Technologies.

Marcelo Sales assumiu a posição de diretor-presidente e é também responsável pela coordenação da equipe técnica da empresa. Rafael Duton responde pelas ações relacionadas ao Marketing, como pesquisa de mercado, modelagem de produtos, planejamento estratégico.

Sobre a Empresa

Ainda quando os celulares não possuíam cores e tinha telas minúsculas, em meados de 2000, os empreendedores tiveram a visão de longo prazo e sonharam grande. Conduziram, então, pesquisas sobre os aplicativos para celulares mais populares no Japão, na Europa e nos Estados Unidos, a fim de identificar mercados promissores no Brasil. Eles viram que a área de entretenimento, especificamente a de jogos, era a que mais tinha apelo entre o público jovem – principal consumidor de aparelhos e serviços de telefonia móvel.

Nos seus primeiros anos de atividade, um projeto, em especial, foi decisivo para colocar a empresa no cenário nacional como um das principais empresas de software para celular. "Um jogo extremamente simples, porém com grande apelo para os donos de celulares mais simples: um quiz (perguntas e respostas) utilizando apenas a tecnologia SMS (torpedo) com conteúdos de grandes empresas de mídia, como a Editora Abril”, afirma Marcelo. Mais de 10 milhões de pessoas participaram do jogo ao longo de cinco anos, o que chamou a atenção de outros mercados na América Latina.

Atualmente a Movile é a maior e mais completa empresa de serviços para celulares da América Latina. A empresa é resultante da fusão entre duas empresas originadas nas incubadoras da PUC-RJ e Unicamp. Em 2008 recebeu aporte do grupo sul-africano MIH/Naspers e segue com a aposta de que a Internet do futuro será acessada majoritariamente pelo celular. Por isso, trabalha desenvolvendo serviços de interatividade baseados em mensagens de texto, downloads (aplicativos, músicas, jogos, vídeos e imagens), marketing móvel, entretenimento e plataformas de uso corporativo. Tudo na ponta dos dedos.

Desde o final de 2010, com a consolidação da Movile como a principal empresa do segmento no mercado latino americano, Marcelo Sales e Rafael Duton passaram a se dedicar também a criar os próximos produtos disruptivos no mercado digital na América Latina. Criaram, assim, a aceleradora digital 21212 e como sócios fundadores da Movile participam de suas atividades através de seu Conselho de acionistas.

Ano de Fundação
2001
Segmento
Tecnologia
Ano Apoio Endeavor
2003

Outros empreendedores nesse negócio: