Sobre o Empreendedor

Marcelo Filho

Marcelo começou sua jornada desenvolvendo seu lado mais social. Por 16 anos viajou por entre áreas vulneráveis do Ceará, Sergipe e Bahia para desenvolver projetos relacionados a desenvolvimento e ensino de adultos.

Também assumiu a liderança na criação de vários micronegócios nessas regiões, como uma estação de rádio e um centro de reabilitação para dependentes químicos. Ele empreendia o tempo todo, mesmo que não se reconhecesse ainda como empreendedor.

Em 2003, morava em uma comunidade religiosa na Itália, onde trabalhava pela educação e inclusão social de populações de baixa renda. Até que recebeu o chamado da irmã, Juliana Freitas, e decidiu fazer a diferença mais perto de casa. Hoje, junto com ela e José Neto, empreende a FortBrasil, que oferece produtos financeiros desenhados para pessoas das classes C e D, ao mesmo tempo em que atende a necessidade de médios varejistas de fidelizar seus clientes por meio de um cartão de crédito com sua marca.

Sobre a Empresa

A FortBrasil é uma fintech que oferece produtos financeiros desenhados para pessoas das classes C e D, ao mesmo tempo em que atende a necessidade de médios varejistas de fidelizar seus clientes por meio de um cartão de crédito com sua marca. Os três empreendedores por trás do negócio são complementares e os números mostram o resultado: há mais de uma década, a empresa cresce pelo menos 50% a cada ano.

Antes de se consolidar, veio o desafio: a FortBrasil teve experiência com factoring e microcrédito para pessoa física, mas nenhuma das duas coisas era escalável. Além disso, o comportamento do mercado a colocou em uma posição desfavorável, o cheque estava desaparecendo e aumentava o uso de cartão de crédito. Os empreendedores viram ali uma oportunidade.

Por dois anos, os três sócios correram atrás de todo o conhecimento que puderam. Buscaram mentorias com especialistas, contrataram uma consultoria para lhes ensinar processos, trouxeram um conselheiro experiente. No início de 2010, sentiram segurança para ajustar o produto e pivotar o negócio. Hoje a FortBrasil empodera as classes emergentes de consumo. E o sonho continua grande: a empresa não quer impactar somente o Nordeste, como o Brasil inteiro!

Ano de Fundação
1995
Segmento
TI e Internet
Ano Apoio Endeavor
2016

Outros empreendedores nesse negócio: