Sobre o Empreendedor

Luiz Chacon

Apesar de trabalhar diretamente com a área biológica, o empreendedor Luiz Chacon não é biólogo. Formado em administração de empresas pelo Mackenzie, Luiz teve seu primeiro contato com a biotecnologia ainda na infância. Seu avô, um biólogo bastante respeitado, trabalhava no instituto público de pesquisa do Butantã, e seu pai, ligado ao setor bancário, investiu no primeiro laboratório de biotecnologia do Brasil, o qual desenvolvia produtos para a indústria de petróleo.

Na época do Plano Collor, o pai de Chacon enfrenta sérios problemas financeiros, agravados por complicações de sua saúde. Aos 16 anos de idade, Luiz teve que assumir os negócios da família, e começou a trabalhar no laboratório de biotecnologia, de onde surgiu o interesse pela área. Em 1995, Chacon fundou a Superbac, seu negócio próprio em biotecnologia, marcado pela persistência do empreendedor.

Sobre a Empresa

A Superbac fornece, ao mercado em geral, soluções ambientalmente corretas para o tratamento de resíduos. A tecnologia utilizada, a biorremediação, consiste no tratamento de efluentes e resíduos, higienização e desinfecção por meio da utilização de bactérias bio-degradadoras naturais.

Além de produtos intrinsecamente inovadores, a Superbac conta com grandes diferenciais competitivos, pois detém o know-how para a seleção das cepas de bactérias utilizadas, dos processos de elevação da concentração e da adaptação seletiva. Isto significa que a empresa sabe não apenas selecionar as bactérias melhor adaptadas e mais eficientes para o combate de determinado resíduo, como aumentar seu nível de concentração a patamares muito acima da concorrência.

Soma-se a isso a tecnologia proprietária da Superbac para utilização de esporos, ao invés de bactérias vivas, para elaborar seus compostos, o que garante maior prazo de validade aos produtos, possibilidade de armazenamento e facilidade de aplicação.

Ano de Fundação
1995
Segmento
Indústria
Ano Apoio Endeavor
2007