Luciana Guimarães

Luciana Guimarães

Íntegra Medical

Sobre o Empreendedor

Luciana Guimarães

Luciana e Vanessa são amigas de longa data. Elas se conheceram no ensino médio, cursaram Publicidade juntas e trabalharam em uma distribuidora de medicamentos oncológicos, também em São Paulo. Em 2003, a distribuidora foi vendida para a Audifar, uma das líderes do segmento. A dupla seguiu trabalhando para a Audifar durante quatro anos, mas começou a nutrir o desejo de empreender independentemente.

Aos poucos, as duas foram percebendo a dificuldade que a indústria farmacêutica enfrentava no relacionamento com os pacientes e profissionais da saúde, especialmente sobre o tratamento de doenças complexas. O objetivo do investimento em relacionamento é garantir a adesão ao tratamento em todos os pontos de contato com os paceintes.

Com capital inicial de R$ 120 mil, Luciana e Vanessa alugaram e reformaram uma casa na Lapa, em São Paulo, para sediar seu empreendimento. Luciana pediu demissão da Audifar para tomar conta da empresa e Vanessa, que continuou trabalhando, cedia parte de seu salário para ajudar nas despesas do empreendimento. Os primeiros dois anos foram de muito estudo, testes, erros e aprendizados. Mas, aos poucos, elas foram chamando a atenção de grandes laboratórios e conquistando uma carteira de clientes que permitiu a expansão da empresa.

Sobre a Empresa

A Integra Medical fornece serviços de desenvolvimento de programas de relacionamento com pacientes para a indústria farmacêutica. A empresa desenvolve programas específicos para cada medicamento e perfil de paciente, com o objetivo de assegurar a continuidade no tratamento e acolhimento de cada paciente.

Com revistas, sites, central telefônica e atendimento domiciliar, empresa fez com que evasão dos tratamentos de Parkinson, hipertensão, esquizofrenia e câncer caísse de 50% para 20%.

Não é fácil seguir o tratamento de doenças crônicas como Parkinson, hipertensão, esquizofrenia e câncer. O processo é longo e exige medicamentos de alto custo, além de mudanças severas na rotina e no estilo de vida do paciente. Por essas e outras razões, o nível de evasão do tratamento dessas doenças chega a 50%. Pensando nisso, em 2005 as publicitárias Luciana Guimarães e Vanessa Vasquez criaram a Íntegra Medical, única empresa brasileira que desenvolve programas de relacionamento com pacientes.

Hoje, a Íntegra Medical emprega mais de 160 funcionários, que auxiliam no tratamento de mais de 100 mil pacientes. Entre os clientes da empresa estão laboratórios como Novartis, Boehringer, Novo Nordisk e Lilly.

Ano de Fundação
2005
Segmento
Saúde
Ano Apoio Endeavor
2011

Outros empreendedores nesse negócio:

Vanessa Vasquez
Vanessa Vasquez Íntegra Medical