Sobre o Empreendedor

Lucas Maceno

Como na música de Chico Buarque, as casas tradicionais no Brasil tinham apenas “tijolo com tijolo num desenho lógico”. Mas os estudantes de engenharia Caio Bonatto, Beto Justus e Lucas Maceno pensavam em outro ritmo e queriam erguer “paredes mágicas”.

Com ideias inovadoras e sustentáveis, eles acabaram criando a Tecverde, pioneira na construção de casas com tecnologia wood frame no Brasil. O começo foi praticamente em uma garagem – a sala improvisada, emprestada pelo pai de Caio, tinha apenas uma mesa de cozinha, 3 cadeiras, um computador para três pessoas, uma impressora e um scanner.

Esse era o escritório da empresa que pretendia revolucionar a construção civil, um dos setores mais conservadores do país. Ali dentro, o que fazia toda a diferença eram as mentes brilhantes de jovens empenhados em realizar um sonho grande. Mas no meio do caminho, estavam muitas noites em claro, trabalho duro, broncas homéricas de parceiros e até uma boa dose de sorte.

Sobre a Empresa

A Tecverde constrói casas ecologicamente corretas, com garantia de curto tempo de construção e baixo custo. A metodologia de construção usa estrutura de madeira para construir rapidamente casas padronizadas ou personalizadas, em uma instalação de produção centralizada, implantando essas unidades pré-fabricadas no local da construção para a montagem final.

Hoje, já foram mais de 90.000 m² construídos que deixaram de gerar 9.000 toneladas de CO2 e 15.300 toneladas de resíduos.

Ano de Fundação
2009
Segmento
Smart City
Ano Apoio Endeavor
2012

Outros empreendedores nesse negócio: