Sobre o Empreendedor

Lodovico Brioschi

Nascido em Lugano, cidade de 300 mil habitantes na parte italiana da Suíça, Lodovico já sabia como se adaptar a lugares diferentes. "Quando fui para a faculdade estudar Administração, do outro lado dos Alpes, era como mudar de país. Foi um choque cultural enorme. E eu sempre gostei das coisas mais difíceis. Então, quando o fundo onde eu trabalhava me ofereceu dois projetos, um em Nova York e outro em São Paulo, a escolha foi imediata. Eu pensei: para Nova York, eu posso ir a vida inteira. Mas, São Paulo? You never know."

Duas aulas de português e um visto de trabalho na mão. Essa foi toda a preparação de Lodovico antes da viagem. Aqui, passou um semestre liderando o projeto até voltar para a Suíça -- sem imaginar que no ano seguinte viria morar definitivamente no Brasil.

Até que, na metade de 2012, recebeu um e-mail de Dominique com um convite direto ao ponto: “Você quer passar o resto da vida como consultor de banqueiros privados? Ou quer vir comigo e transformar a AMARO em um dos negócios de e-fashion mais bem-sucedidos da América Latina?”

A mensagem ressoou em Lodovico. Três semanas depois, ele desembarcava em São Paulo para passar o fim de semana. Era o momento de discutir os detalhes, entender seu papel no plano e o nível de loucura daquela empreitada. Assim, em setembro de 2012, Lodovico se juntaria à Amaro como COO, CFO e, claro, cofundador.

Sobre a Empresa

A AMARO é uma marca de moda feminina omnichannel centrada nas consumidores e com uma cadeia verticalizada e integrada de produção. Diferente de varejistas que dependem de uma cadeia complexa de fornecedores, estilistas e distribuidores, na AMARO toda produção é in house. Por essa razão, novos produtos demoram somente 10 semanas entre o primeiro sketch e a primeira venda -- muito à frente de outras marcas tradicionais que levam de 3 a 6 meses para fechar esse ciclo. Essa agilidade permite também a resposta rápida às tendências mais momentâneas que podem ser lançadas em até 20 dias. Com esse modelo baseado em tecnologia e ciência de dados, a variedade de peças acaba sendo muito maior. Toda semana, são lançados 120 novos produtos -- um total de 6 mil novidades por ano. Depois de três anos com a empresa ativa, somente no digital, Lodovico e Dominique tomaram uma nova decisão: abrir o primeiro Guide Shop da AMARO no Shopping Higienópolis, em São Paulo. Na prática, a loja física é uma grande mídia 3D para a marca, atraindo novas consumidoras, que depois tornam-se clientes recorrentes do site. Hoje, quase sete anos depois, a AMARO é reconhecida como uma lovebrand entre as consumidoras. A estratégia de mídias sociais e imprensa somada à expansão dos Guide Shops fez a marca explodir, dobrando de tamanho desde 2012.

Ano de Fundação
2012
Segmento
Varejo
Ano Apoio Endeavor
2019

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