Sobre o Empreendedor

Leonardo Lima de Carvalho

Leonardo Lima de Carvalho, presidente e fundador da empresa ToLife, sempre apresentou um talento empreendedor. Seu primeiro empreendimento começou quando estudava Ciência da Computação na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Após receber seu diploma de graduação, Leonardo continuou seus estudos e fez uma pós-graduação em Engenharia de software na Universidade Federal de Minas Gerais em 2003. Depois de trabalhar em uma das maiores empresas fabricantes de software e empresas de telecomunicações no Brasil, e após 13 anos de experiência, se tornou coordenador na área da urgência e emergência do Estado de Minas Gerais.

Para realizar esta missão, Leonardo tornou-se bem familiarizado com os problemas de atendimento ao paciente que assolaram o Brasil. Em 2009, ele criou a ToLife para enfrentar os desafios que ele era capaz de resolver. Desenvolveu então, um protótipo: posto de triagem chamado TRIUS® que contém todo aparato tecnológico para classificação de risco de pacientes, e que utiliza um software chamado Emerges®, que gerencia todo o processo da Urgência e Emergência e proporciona uma linguagem única em redes de atendimento.

Registrou a patente e a ToLife foi rapidamente reconhecida por sua inovação. A empresa ganhou um subsidio da FINEP e em menos de um ano, o produto foi lançado. Como resultado mais de 850 cidades e 5.000 clientes utilizando a solução de Leonardo. Em 2012 o empreendedor iniciou o MBA em Administração para Executivos na Fundação Dom Cabral e não para de pesquisar, inovar e acreditar na missão de sua empresa.

Sobre a Empresa

Criada em fevereiro de 2009, a ToLife é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para a área da saúde. A empresa atua no desenvolvimento e implantação de projetos de TI aplicada à saúde, desde a concepção básica e detalhamento até a fabricação, distribuição e manutenção de suas soluções. O grande diferencial da ToLife é conseguir – sempre de forma inovadora – entender a demanda do cliente para propor soluções praticamente customizadas.

O modelo de negócios adotado pela empresa possibilita à unidade de saúde (ou rede de serviços) concentrar sua inteligência em TI aplicada à saúde em um único fornecedor, que se torna seu parceiro na construção do modelo ideal de gestão tecnológica. Hoje, o carro-chefe da ToLife é a solução integrada para apoio na classificação de risco clínico e na organização dos fluxos de atendimento nos estabelecimentos de saúde, inclusive possibilitando a gestão clínica dos episódios nos serviços de Urgência e Emergência, tendo como base a aplicação do Protocolo de Manchester na classificação dos pacientes.

A solução para o cliente envolve, além de equipamentos, software e uma gama de serviços correlatos, previstos na metodologia de projetos ToLife, incluindo levantamento de fluxo, parametrizações e customizações de software, capacitações, acompanhamento e validação do atendimento após a implantação da solução.

Ano de Fundação
2009
Segmento
Tecnologia
Ano Apoio Endeavor
2012