Sobre o Empreendedor

Leonardo Coelho

Tudo começou com a Hot Pants, uma banda de rock and roll formada por André, Leonardo e Rodrigo. Logo, eles começaram a fazer shows ao lado da Grilo Joe, formada por Guilherme e Pedro. Já Gabriel era aquele amigo-fã que ia em todos os shows das duas bandas.

Apesar de todos estarem na faculdade, a dedicação à banda era profissional. Algo parecido com gerir uma empresa. Os ensaios tinham hora marcada, sem atrasos; o fluxo de caixa da banda era controlado; a passagem de som acontecia com antecedência. E muitos dias na semana eles saíam da aula e iam para o interior de Santa Catarina, ensaiar na fábrica de cachaça do pai de Nado.

A parceria que começou no palco se estendeu para a vida: juntos, os cinco empreendedores, criaram a Involves.

Eles faziam parte da segunda geração de empresas de SaaS de Santa Catarina. O ecossistema de tecnologia ainda era embrionário. O conceito de lean startup nem existia ainda. E o financiamento da empresa viria do próprio caixa. Mesmo nessas condições, os empreendedores criaram uma verdadeira máquina de desenvolvimento de produto enxuto.

Foram 10 produtos testados em dois anos: de controle de parques de impressoras a gestão de consultórios. Desses experimentos, encontraram o Product/Market Fit: a solução mais completa em Trade Marketing do Brasil, do ponto de venda até o back-office.

Nado, como é conhecido pelos Involvidos, é o CTO da Involves. Um CTO raíz. Mas, para além disso, Nado tem uma capacidade única de interagir com todas as gerações: X, Y e Z. Um CTO conectado às pessoas.

Sobre a Empresa

Todo ano, o Varejo perde mais de US$ 782 bilhões em vendas por falta de estoque. Além disso, as marcas enfrentam desafios de apresentação na gôndola, conflitos de preço ou distribuição inapropriada dos SKUs pelas prateleiras. Esse é o problema que a Involves resolve, com o produto mais completo da cadeia de Trade Marketing. Da primeira aceleração até hoje, o sonho da Involves ficou ainda maior. Com mais de 500 clientes, em 21 países e um crescimento de 100% nos últimos 5 anos, a scale-up lançou recentemente um produto de reconhecimento de imagens para ponto de venda, o Shelfscan. O aplicativo mobile usa visão computacional para monitorar em campo a distribuição dos produtos e a execução da estratégia de trade marketing. Apesar de ser uma empresa que cresceu a partir do produto, a Involves é antes de tudo uma empresa centrada nas pessoas. São mais de 200 Involvidos em uma cultura que já foi reconhecida 4 vezes pelo Great Places to Work - a última na edição de 2019. Por lá, as salas têm nomes de bandas, a reunião semanal se chama Afinação e as sessões de desenvolvimento têm o apelido de All You Need is Feedback. Além disso, nas horas vagas a banda SaaS - Sound as a Service dá uma palhinha nas festas da firma.

Ano de Fundação
2008
Segmento
Trade Marketing
Ano Apoio Endeavor
2019

Outros empreendedores nesse negócio: