Sobre o Empreendedor

Juliana Freitas

Quando criança, Juliana adorava brincar de ser dona de um negócio. Criava loja de roupas, supermercado, cabeleireiro e o que mais a imaginação inventasse. Além dessa veia empreendedora, também era muito estudiosa, principalmente quando o assunto era matemática.

Boa aluna, acabou passando em primeiro lugar no vestibular, na Universidade Federal do Ceará, onde cursou administração. Enquanto se decidia sobre seu futuro, topou o convite de seus irmãos para montar uma factoring -- um mecanismo de fomento mercantil que permite empresas negociarem seus créditos. Ela tinha só 20 anos e já tocava a operação.

“Quando comecei a viver o dia a dia de montar a empresa, comecei a me apaixonar de verdade por empreendedorismo”, conta. Juliana mergulhou de cabeça no negócio: “Eu adaptei meu sonho.” Hoje, junto com Marcelo e José Neto, empreende a FortBrasil, que oferece produtos financeiros desenhados para pessoas das classes C e D, ao mesmo tempo em que atende a necessidade de médios varejistas de fidelizar seus clientes por meio de um cartão de crédito com sua marca.

Sobre a Empresa

A FortBrasil é uma fintech que oferece produtos financeiros desenhados para pessoas das classes C e D, ao mesmo tempo em que atende a necessidade de médios varejistas de fidelizar seus clientes por meio de um cartão de crédito com sua marca. Os três empreendedores por trás do negócio são complementares e os números mostram o resultado: há mais de uma década, a empresa cresce pelo menos 50% a cada ano.

Antes de se consolidar, veio o desafio: a FortBrasil teve experiência com factoring e microcrédito para pessoa física, mas nenhuma das duas coisas era escalável. Além disso, o comportamento do mercado a colocou em uma posição desfavorável, o cheque estava desaparecendo e aumentava o uso de cartão de crédito. Os empreendedores viram ali uma oportunidade.

Por dois anos, os três sócios correram atrás de todo o conhecimento que puderam. Buscaram mentorias com especialistas, contrataram uma consultoria para lhes ensinar processos, trouxeram um conselheiro experiente. No início de 2010, sentiram segurança para ajustar o produto e pivotar o negócio. Hoje a FortBrasil empodera as classes emergentes de consumo. E o sonho continua grande: a empresa não quer impactar somente o Nordeste, como o Brasil inteiro!

Ano de Fundação
1995
Segmento
TI e Internet
Ano Apoio Endeavor
2016

Outros empreendedores nesse negócio: