Israel Salmen

Israel Salmen

Méliuz www.meliuz.com.br

Sobre o Empreendedor

Israel Salmen

Israel Salmen começou a empreender bem cedo: com 14 anos, aprendeu sozinho a programar e já se aventurava como desenvolvedor. Criou um site de fotos voltado para a comunidade gospel de Governador Valadares e passou a faturar com a venda de patrocínios. O que pode parecer, hoje, um mercado nichado demais, rendeu frutos e o levou a trabalhar com eventos evangélicos.

Como empreendedores sempre acabam conhecendo outros empreendedores, alguns anos depois, na Universidade Federal de Minas Gerais, Israel ficou amigo de Ofli Guimarães. Em pouco tempo, eles se tornariam sócios. Resolveram montar juntos uma gestora de investimentos, mas em certa altura, nem eles nem o time estavam muito engajados. Dessa empreitada, tiraram duas das lições mais importantes sobre seus objetivos: prestar muita atenção no caminho até eles e que nunca sejam reduzidos a fazer dinheiro. Era hora de buscar novos ares e investir em algo que fosse realmente apaixonante.

Ofli e Israel venderam o negócio e começaram, do zero, um novo conceito. A inspiração estava nos “ame-ou-odeie” programas de fidelidade. Com pontos que expiravam mais rapidamente que a oportunidade que eles teriam de usá-los, os programas não geravam um valor tangível nem beneficiavam o usuário como poderiam. Descobriram que essa frustração era compartilhada por mais pessoas e começaram a pensar em um modelo ganha-ganha-ganha.

Foi assim que chegaram à ideia de cash-back para o e-commerce. Nascia, assim, o Méliuz.

Sobre a Empresa

O Méliuz é um portal que disponibiliza, gratuitamente, cupons de desconto das melhores lojas online do Brasil e ainda devolve parte do valor gasto em compras, direto na conta bancária do cliente.

A empresa foi fundada por Israel e Ofli em 2011, com uma proposta simples: anunciante anuncia loja; cliente compra da loja; anunciante ganha comissão da compra; anunciante divide comissão com cliente; cliente recebe parte do dinheiro da compra de volta. Cha-ching! Bom para todo mundo. Tão bom que as primeiras vendas aconteceram logo no dia seguinte do lançamento do site.

Hoje, o Méliuz já devolveu mais de R$70 milhões para clientes da plataforma. Com mais de dois milhões de usuários cadastrados e 1.500 lojas parceiras, transformaram um time de 6 pessoas em uma equipe de mais de 150. O pequeno apartamento em Belo Horizonte, onde era o escritório há apenas 5 anos, virou um espaço de quatro andares, ganhando outras duas sedes em Manaus e São Paulo. Em 2017, foi lançada também a versão offline do Méliuz, já disponível em cerca de 50 supermercados, farmácias e restaurantes.

E, a cada ano, a scale-up duplica de tamanho, aumentando na mesma proporção o seu impacto no ecossistema.

Ano de Fundação
2011
Segmento
Tecnologia
Ano Apoio Endeavor
2016

Outros empreendedores nesse negócio: