Ismael Akiyama

Ismael Akiyama

Akiyama Curitiba - Paraná

Sobre o Empreendedor

Ismael Akiyama

Nascido em Curitiba, Ismael Akiyama, 32 anos, mudou-se para o Japão com os pais, aos 12 anos de idade. De volta ao Brasil, em 1995, fez o curso técnico em eletrônica do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET). Lá, conheceu Paulo, filho de João Mario Tareszkiewicz, microempresário que criou a Henry Tecnologia, hoje um dos maiores players em controle de ponto e acesso.

Aos 19 anos, Ismael juntou-se à equipe da empresa do pai do amigo, onde trabalhou por oito anos. Passou por diferentes áreas na empresa, que, em 2001, voltou seus olhos à biometria. Ismael foi então enviado a uma conferência sobre o assunto, em Singapura. Na ocasião, conheceu executivos da Suprema, uma fabricante asiática de módulos biométricos, e a empresa o convidou a distribuir seus produtos no Brasil.

No final de 2005, Ismael deixou a Henry Tecnologia e fundou a Akiyama. No começo, a empresa tinha apenas duas linhas de negócio: a distribuição de componentes eletrônicos e a automação industrial, comercializando micromotores, servoacionamento, Controladores Lógicos Programáveis (CLPs) e Interfaces Homem-Máquina (IHMs). Tais serviços são prestados até hoje, porém com uma Unidade de Negócio específica, localizada em Joinville/SC. A partir do projeto no Detran-PR, o foco voltou-se para a identificação civil e criminal.

Sobre a Empresa

A biometria é uma das grandes tendências na identificação civil e criminal. A Akiyama, empresa nascida em Curitiba em 2005, é uma das companhias nacionais que mais se destacam no setor. A empresa desenvolveu um sistema que coleta e analisa impressões digitais sem a necessidade de um papiloscopista (profissional especializado nessa tarefa). Graças à interface simples e inteligível, a ferramenta pode ser usada por qualquer pessoa, sem treinamento prévio. Isso torna o procedimento até dez vezes mais rápido e três vezes mais barato.

Até 2007, a Akiyama apenas distribuía componentes eletrônicos de fabricantes internacionais, atuando principalmente em soluções de controle de ponto e acesso. Quando o Detran-PR deu início a um projeto de identificação dos candidatos à carteira de habilitação, dentro das auto-escolas do Estado, a Akiyama voltou seu foco para a identificação biométrica. Foi aí que nasceu o novo sistema. “Sempre tivemos a inovação como nosso foco, tanto para produtos como para os negócios e esse projeto surgiu num momento em que já estávamos colocando no mercado uma novidade que atendia uma necessidade pública, que é o aumento da segurança das informações relacionadas à identificação das pessoas”, comenta Ismael Akiyama.

Com isso, a Akiyama ganhou credenciais para integrar a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (ABRID) e logo conquistou vários clientes de peso, entre eles o Governo Federal. A empresa de Ismael está por trás do Registro de Identificação Civil (RIC), um dos maiores projetos de cadastramento civil do mundo. Atualmente, a empresa possui uma carteira com aproximadamente 1.300 clientes e 70 funcionários.

Ano de Fundação
2005
Segmento
Tecnologia
Ano Apoio Endeavor
2011