Sobre o Empreendedor

Guilherme Coan Hobold

Para fundar a Involves, Guilherme, Gabriel e Pedro combinaram até o pedido de demissão. Na hora marcada, os três levantaram juntos de suas cadeiras e foram conversar com seus chefes. Estavam todos comprados com a ideia de fazer a Involves ser uma grande empresa.

Eles faziam parte da segunda geração de empresas de SaaS de Santa Catarina. O ecossistema de tecnologia ainda era embrionário. O conceito de lean startup nem existia ainda. E o financiamento da empresa viria do próprio caixa. Mesmo nessas condições, os empreendedores criaram uma verdadeira máquina de desenvolvimento de produto enxuto.

Foram 10 produtos testados em dois anos: de controle de parques de impressoras a gestão de consultórios. Desses experimentos, encontraram o Product/Market Fit: a solução mais completa em Trade Marketing do Brasil, do ponto de venda até o back-office.

Na Involves, o apelido de Guilherme é Foca. Ele é conhecido por ser o cara mais inquieto entre todos os Involvidos. Para o processo de internacionalização se acelerar, começou até a ter aulas de Espanhol. Com isso, vendeu a solução de trade marketing da Involves para grandes indústrias fora do país. Hoje já são 21 países atendidos, graças a essa primeira inquietação de Guilherme.

Entre os fundadores, a definição é unânime: Guilherme é o vetor de mudança da Involves.

Hoje, o empreendedor é o CSO, Chief Sales Officer da Involves.

Sobre a Empresa

Todo ano, o Varejo perde mais de US$ 782 bilhões em vendas por falta de estoque. Além disso, as marcas enfrentam desafios de apresentação na gôndola, conflitos de preço ou distribuição inapropriada dos SKUs pelas prateleiras. Esse é o problema que a Involves resolve, com o produto mais completo da cadeia de Trade Marketing. Da primeira aceleração até hoje, o sonho da Involves ficou ainda maior. Com mais de 500 clientes, em 21 países e um crescimento de 100% nos últimos 5 anos, a scale-up lançou recentemente um produto de reconhecimento de imagens para ponto de venda, o Shelfscan. O aplicativo mobile usa visão computacional para monitorar em campo a distribuição dos produtos e a execução da estratégia de trade marketing. Apesar de ser uma empresa que cresceu a partir do produto, a Involves é antes de tudo uma empresa centrada nas pessoas. São mais de 200 Involvidos em uma cultura que já foi reconhecida 4 vezes pelo Great Places to Work - a última na edição de 2019. Por lá, as salas têm nomes de bandas, a reunião semanal se chama Afinação e as sessões de desenvolvimento têm o apelido de All You Need is Feedback. Além disso, nas horas vagas a banda SaaS - Sound as a Service dá uma palhinha nas festas da firma.

Ano de Fundação
2008
Segmento
Trade Marketing
Ano Apoio Endeavor
2019

Outros empreendedores nesse negócio: