Sobre o Empreendedor

Geraldo Thomaz

Apesar de se conhecerem na faculdade de engenharia mecânica, foi a pesca submarina que uniu Geraldo Thomaz e Mariano Gomide. Do hobbie em comum, nasceu a sociedade. Os primeiros sete anos, como conta Geraldo, foram os mais difíceis com desafios comuns às empresas pequenas. O número de funcionários não passava de 10 e o saldo no fim do mês oscila entre o vermelho e o azul. Em 2008, um contrato com o Walmart mudou os rumos da VTEX. A partir do desenvolvimento da plataforma de e-commerce da gigante do varejo, os empreendedores puderam escalar a solução para outros clientes.

Hoje, a VTEX é uma das empresas que mais cresce entre as apoiadas pela Endeavor. Presente em 28 países, seus planos agora são se consolidar nos mercados europeu e americano. Para isso, um aporte realizado pelo Softbank, Gávea Investimentos e Constellation no final de 2019, no valor de US$ 190 milhões, deu tração e velocidade para o plano.

Geraldo conta que o sonho grande é ainda maior. “A gente quer ser a referência da próxima geração de ‘enterprises’ e para isso temos que nos tornar uma empresa pública aberta.”

Sobre a Empresa

Fundada em 2000, no Rio de Janeiro, a VTEX tem soluções criadas com o objetivo de superar obstáculos operacionais de vendas para acelerar a transformação do negócio. Inicialmente, ofereciam soluções business-to-business para o setor têxtil e foi apenas em 2007 que a principal oportunidade apareceu - a VTEX foi a responsável por desenvolver a plataforma de e-commerce do Walmart, no Brasil. Todos os serviços da VTEX hoje conseguem atender indústrias e modelos de negócio, independentemente do seu modo de atuação (business-to-business, business-to-consumer ou business-to-employee). Presente em 30 países, a VTEX conta com mais de 600 funcionários que trabalham constantemente para otimizar o cenário empreendedor do Brasil e dos países onde está presente.

Ano de Fundação
2000
Segmento
SaaS
Ano Apoio Endeavor
2020

Outros empreendedores nesse negócio: