Sobre o Empreendedor

Fabiano Kerber

Os gaúchos Marcos e Fabiano são amigos desde os 3 anos de idade, quando eram colegas no maternal. Durante o Ensino Médio, discutiam diariamente que empresa iriam abrir depois de formados. Marcos até pensava em fazer Engenharia Elétrica, mas foi em uma dessas conversas que mudou de ideia. “Vamos fazer Ciências da Computação porque com dois computadores criamos um software e assim temos nossa empresa.”, Fabiano argumentava.

Durante a faculdade, os dois se apaixonaram pelo mercado financeiro. Guiados pela curiosidade científica, ficavam intrigados com a lógica de funcionamento da Bolsa de Valores. Mas como as melhores ferramentas de análise do mercado custavam, em média, 2 mil dólares, passaram a criar um método próprio de avaliação. Os dois amigos liam artigos científicos que explicavam como grandes fundos operavam e, a partir disso, tomavam as decisões de investimento do próprio capital.

A notícia se espalhou rapidamente pelo mercado. Dois malucos estavam criando algo muito novo e extremamente eficiente, era o que diziam. Quando o Facebook ainda nem existia, os empreendedores recebiam as mensagens pelos fóruns de discussão do Yahoo! de pessoas interessadas no método que usavam. Existia um público faminto por alinhar ciência a investimento de maneira séria. E eles tinham uma tecnologia inédita que respondia a essa demanda.

O ano era 2003 quando Fabiano pediu demissão e Marcos recusou uma bolsa de doutorado na Alemanha para empreender. A pergunta que guiava os dois empreendedores era: Por que um investidor pequeno não pode ter acesso às mesmas informações de decisão que um grande banco tem? Com isso em mente, antes mesmo do termo fintech ficar conhecido no Brasil, os dois amigos fundaram a Nelogica.

Veja a história completa clicando aqui.

Sobre a Empresa

A Nelogica nasceu em Porto Alegre, quando Marcos Boschetti e Fabiano Kerber, dois cientistas da computação apaixonados pela bolsa de valores, criaram o seu próprio método de avaliação de investimentos. O método desenvolvido por eles se transformou em uma plataforma de trading de alta performance e de informações para o mercado financeiro. A combinação de fluxo de dados em tempo real com uma ferramenta avançada de analytics permite aos investidores executarem suas transações 60 vezes mais rápido que a média do mercado por 20% do custo das plataformas institucionais. A superioridade tecnológica da ferramenta, a baixíssima latência de processamento de dados e a interação consistente com o mercado são os grandes diferenciais.

Na prática, a Nelogica permite a um investidor individual enxergar o que acontece abaixo da superfície do mercado, encontrando oportunidades não-óbvias de investimento. Os algoritmos de execução aliados à camada de analytics são insumos para a tomada de decisão sobre o momento de compra ou venda das ações e contratos futuros.

Em 2006, eram 8 pessoas tocando a operação. Hoje, são quase 200 profissionais no time da Nelogica. Para acompanhar esse crescimento, a sede da empresa muda, pelo menos, a cada dois anos. E os empreendedores, à frente do negócio, também se transformam na mesma velocidade. Hoje, com milhares de clientes, a Nelogica é líder em plataformas de trading na América Latina e processa mais de 50% das ordens de varejo do mercado futuro brasileiro. O próximo passo agora é ser global.

Ano de Fundação
2003
Segmento
Tecnologia
Ano Apoio Endeavor
2018

Outros empreendedores nesse negócio: