Sobre o Empreendedor

Dominique Oliver

Desde a infância, em Zurique, na Suíça, Dominique aprendia com seu pai o que era preciso para se tornar um bom empreendedor. Seu pai, desde cedo, dava materiais de leitura, falava sobre negócios e o provocava a desenvolver esse mindset de quem enxerga oportunidades por todo lugar. Foi assim que, em 2006, trabalhando para um banco de investimentos em Nova York, ele enxergou o movimento de mudança do mercado de moda mundial das lojas físicas para o online.

Naquele momento, Dominique se deu conta: aquele era o início da revolução do e-commerce.

Ao mesmo tempo, ele via projeções econômicas que indicavam o Brasil como um dos países com maior potencial de mercado consumidor -- e carência de produtos e serviços para a classe média que emergia. Dessa combinação de visões, surgiu a oportunidade.

Assim ele desenhou o plano. Deixar o emprego em Nova York para desembarcar no Brasil, fazer MBA e, ao longo do curso, desenhar o business plan de um e-commerce de fast fashion feminino com potencial de liderar o mercado brasileiro: a AMARO.

Parecia uma ideia sensata -- mas, até então, só na cabeça de Dominique.

Para todas as pessoas com quem ele conversava, as objeções ao plano se repetiam:

Empreender? Muito difícil.

No Brasil? Pior ainda.

Em moda? Muito complexo.

Com um e-commerce? Está muito no começo.

O discurso não era nada encorajador, mas isso não tirou o ânimo de Dominique. Aquele business plan tinha mais do que projeções e tendências. Era uma questão de gut feelings.

Hoje a AMARO é uma das marcas de moda mais amadas do Brasil com o maior NPS do setor.

Sobre a Empresa

A AMARO é uma marca de moda feminina omnichannel centrada nas consumidores e com uma cadeia verticalizada e integrada de produção. Diferente de varejistas que dependem de uma cadeia complexa de fornecedores, estilistas e distribuidores, na AMARO toda produção é in house. Por essa razão, novos produtos demoram somente 10 semanas entre o primeiro sketch e a primeira venda -- muito à frente de outras marcas tradicionais que levam de 3 a 6 meses para fechar esse ciclo.

Essa agilidade permite também a resposta rápida às tendências mais momentâneas que podem ser lançadas em até 20 dias. Com esse modelo baseado em tecnologia e ciência de dados, a variedade de peças acaba sendo muito maior. Toda semana, são lançados 120 novos produtos -- um total de 6 mil novidades por ano.

Depois de três anos com a empresa ativa, somente no digital, Lodovico e Dominique tomaram uma nova decisão: abrir o primeiro Guide Shop da AMARO no Shopping Higienópolis, em São Paulo. Na prática, a loja física é uma grande mídia 3D para a marca, atraindo novas consumidoras, que depois tornam-se clientes recorrentes do site.

Hoje, quase sete anos depois, a AMARO é reconhecida como uma lovebrand entre as consumidoras. A estratégia de mídias sociais e imprensa somada à expansão dos Guide Shops fez a marca explodir, dobrando de tamanho desde 2012.

Ano de Fundação
2012
Segmento
Varejo
Ano Apoio Endeavor
2019

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