Sobre o Empreendedor

Darci Schneid

Darci Schneid nasceu no Rio Grande do Sul e morou na roça até os 15 anos. No interior de Pelotas, era raro encontrar alguma localidade rural abastecida por redes de energia: na casa de Darci, por exemplo, a luz elétrica só chegou quando ele tinha 11 anos de idade. Esse foi o primeiro contato do empreendedor com geração e transmissão de energia, o que aos 15 anos o motivou a morar na cidade e cursar o curso técnico em Eletromecânica. Mal sabia ele que, no futuro, trabalharia duro para garantir o acesso à energia elétrica a milhões de brasileiros.

Após concluir o curso, em 1988, Darci mudou-se para São Borja, na fronteira com a Argentina, para trabalhar com eletrificação rural como funcionário da prefeitura. Nesse momento, percebeu a oportunidade de montar uma empresa de construção de redes e projetos elétricos para atender uma demanda latente da prefeitura, indústria e comunidades rurais da região. Naquela época, Darci fornecia o projeto e a capacitação e os próprios moradores, em mutirão, auxiliavam na construção das redes. Um ano depois decidiu pedir demissão da prefeitura e empreender a Sirtec.

Somente em 1992, ao fechar o primeiro contrato com uma concessionária, a Sirtec começou a crescer e se estabelecer no centro-oeste do Rio Grande do Sul. A atuação da empresa logo alcançou todo o estado até que, em 2013, iniciou sua primeira operação além das fronteiras gaúchas, assumindo contratos no Espírito Santo e com planos de crescer ainda mais.

Atualmente, Darci participa do Programa PAEX da Fundação Dom Cabral e foi agraciado em 2012 com o Troféu Ouro do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade, tornando a Sirtec a única empresa de seu setor com tal distinção. Em 2013, Darci foi selecionado pela Endeavor e finalista do prêmio Empreendedor do Ano, da EY. A preocupação com as pessoas sempre foi determinante no estilo de gestão de Darci e por isso, em 2014, pelo segundo ano, a Sirtec foi escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, prêmio concedido pela revista Você S/A.

Sobre a Empresa

Imagine como seria viver um dia sem energia elétrica. A Sirtec existe para fazer com que isso nunca aconteça de fato. A energia elétrica é fundamental para a organização da nossa sociedade. Sem ela, fábricas parariam, cidades inteiras se perderiam no caos e ninguém poderia trabalhar com produtividade ou viver com qualidade. Pensando nisso e no crescimento do país, a ANEEL, agência reguladora do setor, está impondo cada vez mais metas rigorosas que garantam a disponibilidade e confiabilidade de energia para as concessionárias responsáveis por transmiti-la e distribui-la para a população. As concessionárias, por sua vez, são em geral empresas recém-privatizadas que ainda sofrem com as heranças da ineficiência operacional com que lidavam em suas antigas administrações.

Assim, precisam contar com parceiros focados e que tenham uma eficiência necessária para ajuda-las a estar dentro das metas de número de vezes e de horas que os consumidores ficam sem energia disponível. Além de ajudar no ganho de produtividade, o modelo de terceirização também pode trazer às concessionárias benefícios como flexibilização da cadeia produtiva, compartilhamento de riscos e promoção da inovação. Tudo isso, entretanto, é posto em risco pela falta de profissionalização e estrutura das prestadoras de serviço no mercado de energia.

A Sirtec, pelo contrário, desenvolveu ao longo de seus vários anos de mercado um modelo de operação que consegue sustentar o alto crescimento da empresa. Seus resultados de disponibilidade são de 10 a 20% acima das metas esperadas pelo governo e, consequentemente, acima dos concorrentes no Rio Grande do Sul e no Espírito Santo.

Ano de Fundação
1989
Segmento
Construção Civil
Ano Apoio Endeavor
2013