Cristiano Melles

Cristiano Melles

Pobre Juan São Paulo

Sobre o Empreendedor

Cristiano Melles

Cristiano Melles foi desenvolvedor, junto com o sócio Rafael Valdivia, do Investidor online, site de compra e venda de ações online da Corretora Hedging Griffo. Também liderou a expansão do Burger King no norte do Brasil. Por meio de Rafael, conheceu Luiz Marsaioli. Durante os encontros semanais do grupo, sempre sediados em diferentes churrascarias, perceberam que o serviço e a qualidade das carnes podia, e muito, melhorar. Assim nasceu a ideia de empreender a Pobre Juan, uma rede de restaurantes diferenciada em todos os sentidos, desde a arquitetura do restaurante a qualidade das carnes, e que se diferencia principalmente pelo processo de produção dos alimentos: hoje, a empresa consegue rastrear as carnes desde sua produção até chegar ao prato do consumidor. Cristiano atualmente preside a ANR, Associação Nacional de Restaurantes.

Sobre a Empresa

Luiz, Rafael, Cristiano e outros seis amigos começaram o projeto de alimentar amigos e família com carne de primeira. Pobre Juan foi o nome escolhido, como uma brincadeira com o “parrillero”. Pela sua experiência com restaurantes, Luiz foi nomeado o responsável pela marca, o design e o menu, enquanto Cristiano e Rafael lidavam com a operação. A primeira casa foi aberta em 2004, em São Paulo. O ambiente ganhou sofisticação nunca antes vista no setor: música ao vivo de qualidade, carta de vinhos curada pelos melhores sommeliers so país e o clima rústico chique aliado ao serviço excepcional. Por fim, eram 17 cortes de carne de gado de raças europeias, com acompanhamentos que variavam de acordo com a localização do restaurante.

Antes, 100% da matéria-prima era da Argentina, mas o Pobre Juan continua indo sempre atrás do melhor. Hoje, carnes nacionais, uruguaias e australianas já integram o cardápio e são 11 restaurantes pelo país. Conforme a rede foi crescendo, os empreendedores lançaram sua própria distribuidora, a Prime Cater. Eles aprenderam, com todo o benchmarking feito em diversos países, a encontrar a melhor carne, fazer os melhores cortes, separações e embalagens e manter um controle de qualidade rigorosíssimo. Por isso, a Prime Cater, que surgiu para suprir a demanda das unidades do Pobre Juan, se transformou em um B2B de sucesso, que agora fornece também para vários outros estabelecimentos, inclusive 3 grandes concorrentes do restaurante.

Por conta dessa sacada, o Pobre Juan tem o controle de toda sua cadeia e, consequentemente, uma redução de seus custos. A integração vertical dos processos permitiu ao negócio usar as melhores carnes do mercado, enquanto mantendo margens de lucro 15% acima da média, o que lhes dá agilidade de preparo e um enorme poder de escala. Escalabilidade, execução e diferencial: esses 3 critérios são bastante fortes no negócio do Luiz, do Rafael e do Cristiano.

Ano de Fundação
2004
Segmento
Alimentação e bebidas
Ano Apoio Endeavor
desde 2015

Outros empreendedores nesse negócio: