Sobre o Empreendedor

Cristhiano Faé

Quando Cris entrou na faculdade, em 1998, o curso de Engenharia de Produção na Federal de Porto Alegre era totalmente novo. Ele foi criando tudo do zero. Inclusive a Associação Brasileira de Engenharia de Produção para o Jovem. Organizava evento, mini curso, workshop pelo Brasil inteiro. E foi em um deles, na PUC Paraná, que ele conheceu o Edu.

Nas aulas, eles se impressionavam com a ineficiência da indústria de varejo no Brasil. A falta de planejamento da demanda, de visibilidade dos canais de vendas, da gestão do estoque levavam a perdas de venda e valor.

Para eles, a resposta estava na integração da cadeia pela inteligência de dados. Assim, aos 21 anos, fundaram a Accera que já começou com duas sedes: o laboratório da UFSC que o Edu trabalhava e a casa de Cris.

Sobre a Empresa

Desde a faculdade de Engenharia Produção, em 2000, Cristhiano e Eduardo têm conhecido os problemas e as ineficiências da cadeia de distribuição da indústria varejista. Hoje, uma indústria de bens de consumo perde cerca de 46% das compras planejadas porque o produto não está disponível na gôndola. Isso acontece em função da falta de integração e visibilidade entre os elos da cadeia de distribuição: indústria, distribuidores, grandes varejistas e pequenos PDVs. Da ineficiência, os empreendedores criaram a oportunidade. Com apenas 21 anos, criaram a Accera, um software de gestão dos canais e promotores de vendas que ajuda empresas como Nivea, Nestlé e Red Bull. Hoje, a scale-up já exporta para a América Latina e acumula no portfólio mais de 75 clientes, com acesso às informações de 72% do varejo alimentar do país.

Em outubro de 2018, a Accera fundiu com a Neogrid, criando a maior empresa de data intelligence para varejo do mundo.

Ano de Fundação
2003
Segmento
Data Intelligence
Ano Apoio Endeavor
2018

Outros empreendedores nesse negócio: