Sobre o Empreendedor

Benjamin Gleason

Durante vários momentos de sua carreira, o americano Benjamin Gleason esteve conectado à América Latina. Fosse tirando seu diploma de língua espanhola junto com o de economia na universidade ou gerindo projetos ligados ao Brasil, essas experiências fatalmente o levariam ao ano de 2007. Ben concluiu seu MBA na renomada Wharton Business School e se mudou para São Paulo para trabalhar na McKinsey&Co.

Em seu primeiro dia na consultoria, conheceu Thiago Alvarez, que tinha deixado a ONG Alfabetização Solidária. Entre um projeto e outro, Ben e Thiago descobriram um interesse comum por empreendedorismo e impacto social. Ficaram tão amigos que mantiveram contato mesmo depois que Benjamin deixou a empresa, dois anos depois.

Ben foi voluntário em uma ONG no Rio de Janeiro e morou por 3 meses na comunidade da Rocinha. Logo em seguida, voltou para os EUA e cofundou uma startup de pagamentos mobile, a SalesVu. Mas o crescimento inicial era lento e ele queria mesmo era estar no Brasil. Foi quando um dos fundadores do Groupon Brasil — Florian, que ele havia conhecido na McKinsey&Co — o convidou para se juntar como diretor aos dois sócios.

Ben logo assumiu também a posição de CFO América Latina e pôde acompanhar de perto momentos empolgantes como o do IPO da empresa. O ano era 2011 e o negócio de compras coletivas estava estourando por aqui. Com esse movimento, veio uma sacada: milhões de brasileiros começavam a adquirir produtos online pela primeira vez. Enquanto isso, a oferta de crédito também aumentava. E começava a se transformar em inadimplência.

Thiago observava a mesma tendência de endividamento da população conforme prestava consultoria. Faltava planejamento financeiro. Juntos, os dois concordaram que estava na hora de deixar a vida corporativa e colocar o chapéu de empreendedor. Aquele era o início do Guiabolso.

Veja a história completa do Guiabolso clicando aqui.

Sobre a Empresa

Teve muita porta na cara antes do primeiro investimento sair. Por volta de 60, calculam Benjamin Gleason e Thiago Alvarez, fundadores do GuiaBolso. Os dois tiveram a ideia de criar a plataforma depois que observaram uma tendência de endividamento da população. E o motivo parecia simples demais: a falta de planejamento financeiro. Tão simples que poderia ser resolvido.

Pelo GuiaBolso, o usuário pode planejar suas finanças pessoais, estabelecendo metas e visualizando suas transações bancárias em um só lugar. Ao conectar-se com seu banco pelo aplicativo, ele reconhece os estabelecimentos de onde vieram as cobranças, categoriza e organiza os gastos. É possível também editar e adicionar transações manualmente (para gastos em espécie, por exemplo) e receber alertas caso algo esteja fora do planejado.

O propósito é transformar a relação do brasileiro com o dinheiro. Empoderá-lo e oferecer transparência e informação para a tomada de decisão. E parece que deu certo: a base de clientes cresceu e hoje o Guiabolso já conta com mais de 4,5 milhões de pessoas. E em apenas 4 meses, usuários já estavam poupando 2,5 vezes mais!

Ano de Fundação
2012
Segmento
Fintech
Ano Apoio Endeavor
2016

Outros empreendedores nesse negócio: