Sobre o Empreendedor

André Fonseca

Para André, empreender sempre foi parte dos planos. O ônus e bônus dessa escolha ele já conhecia da experiência do próprio pai. Na adolescência, aprendeu sozinho, pela internet, como desenvolver sistemas para web. Fez disso seu primeiro negócio. Na época da faculdade, começou a acompanhar de perto o boom de empreendedorismo no Vale do Silício, simultaneamente à bolha ponto com dos anos 2000. Mesmo antes da palavra empreendedorismo entrar no nosso dicionário, André já sabia com que iria trabalhar.

Ao lado de Bruno Alves, seguiu um caminho diferente do convencional para criar a Dito, o CRM para Varejo omnichannel focado em conhecer e se relacionar com os clientes para vender mais. Nele, cada bloco foi construído no seu tempo, sem a urgência de acelerar antes da hora. O capital vinha do próprio negócio, com uma estratégia de crescimento por bootstrapping. E o planejamento estratégico se resumia a uma frase: vamos dobrar de tamanho no próximo ano.

Com o tempo, os dois aprenderam que o foco faria toda diferença na velocidade da Dito. Somado à visão de médio e longo prazo, os dois teriam as ferramentas necessárias para criar uma empresa decisiva para acelerar a transformação digital do Varejo brasileiro.

Sobre a Empresa

A Dito, fundada por André Fonseca e Bruno Alves, quer empoderar varejistas a entender e se comunicar melhor com seus clientes, por meio de tecnologia. A scale-up é uma das primeiras empresas do Brasil capaz de unificar os dados dos consumidores - de demografia à comportamento de consumo - em uma única plataforma, conceito hoje conhecido como Customer Data Platform (CDP). Para isso, ela integra todos os canais de vendas on e offline, como lojas físicas e e-commerce, entregando uma visão única da jornada de compra dos clientes. A partir daí, as marcas têm inteligência para segmentar as mensagens por dados demográficos e de comportamento, podendo impactar seus clientes através de multicanais. Na prática, a plataforma da Dito é a diferença entre varejistas que dizem colocar o cliente no centro e aqueles que, verdadeiramente, o fazem. Desde 2015, ela dobra de tamanho todos os anos chegando a 100 funcionários no seu time de Feras, como são chamados.

Ano de Fundação
2008
Segmento
SaaS
Ano Apoio Endeavor
2019

Outros empreendedores nesse negócio: