Alencar de Carvalho Jr.

Alencar de Carvalho Jr.

http://gera.com.br/

Sobre o Empreendedor

Alencar de Carvalho Jr.

O dinheiro acabou e você não tem nenhum cliente. Poupança vazia; limite do cheque especial estourado; apartamento vendido. O que você faz?

Alencar de Carvalho também não sabia. Ele e seu sócio, Fabio Piastrelli, se conheceram quando eram executivos na Natura e investiram praticamente tudo que tinham na Gera. Estavam com uma plataforma tecnológica pronta para gerenciar operações de empresas de vendas diretas e, apesar de algumas estarem engatilhadas, nenhuma tinha comprado a solução ainda.

“A gente gastou muito pra uma plataforma bancada por duas pessoas físicas”, diz Alencar. O erro, segundo ele, foi a preocupação excessiva com cada detalhe técnico, o que, claro, exigia injetar mais capital: “Não sobrou nada para a área comercial. Então no primeiro mês que efetivamente abri a Gera, tinha acabado meu dinheiro.”

A impressão é de que o negócio ia acabar antes mesmo de ter começado. Era uma sexta-feira de agosto de 2005 quando Alencar teve a sensação de derrota:

“Eu estava pronto para encarar todo mundo na semana seguinte, dizer que não deu certo e ir procurar emprego.”

Na segunda-feira, uma boa notícia: o primeiro cliente estava pronto para fechar negócio. O pagamento caiu na conta no mesmo dia.

A venda foi emblemática e deu o gás que eles precisavam. Muitos clientes vieram depois desse -- entre eles, a própria Natura -- e a Gera despontou. Em 6 meses, já tinham atingido o breakeven. Nos 9 anos que se seguiram, conseguiram dobrar de tamanho a cada ano.

Sobre a Empresa

A Gera, há 15 anos, se desafia a compreender e manter papel ativo no futuro das vendas B2B e B2B2C por todo o Brasil, além de México, Portugal e seis outros países. A empresa, comandada pelos Empreendedores Endeavor Fabio Piastrelli Mengozi e Alencar de Carvalho, oferece a let, solução que faz a gestão da operação de vendas de empresas como Grupo Natura & Co, Grupo Boticário, Tupperware e Rogê através de uma tecnologia na nuvem. Diariamente, são processados mais de 275 mil pedidos e só no ano de 2019 as transações no sistema chegaram a ultrapassar os R$16 bilhões.

Ano de Fundação
2005
Segmento
Tecnologia
Ano Apoio Endeavor
2012

Outros empreendedores nesse negócio: