Alencar de Carvalho Jr.

Alencar de Carvalho Jr.

Gera http://gera.com.br/

Sobre o Empreendedor

Alencar de Carvalho Jr.

O dinheiro acabou e você não tem nenhum cliente. Poupança vazia; limite do cheque especial estourado; apartamento vendido. O que você faz?

Alencar de Carvalho também não sabia. Ele e seu sócio, Fabio Piastrelli, se conheceram quando eram executivos na Natura e investiram praticamente tudo que tinham na Gera. Estavam com uma plataforma tecnológica pronta para gerenciar operações de empresas de vendas diretas e, apesar de algumas estarem engatilhadas, nenhuma tinha comprado a solução ainda.

“A gente gastou muito pra uma plataforma bancada por duas pessoas físicas”, diz Alencar. O erro, segundo ele, foi a preocupação excessiva com cada detalhe técnico, o que, claro, exigia injetar mais capital: “Não sobrou nada para a área comercial. Então no primeiro mês que efetivamente abri a Gera, tinha acabado meu dinheiro.”

A impressão é de que o negócio ia acabar antes mesmo de ter começado. Era uma sexta-feira de agosto de 2005 quando Alencar teve a sensação de derrota:

“Eu estava pronto para encarar todo mundo na semana seguinte, dizer que não deu certo e ir procurar emprego.”

Na segunda-feira, uma boa notícia: o primeiro cliente estava pronto para fechar negócio. O pagamento caiu na conta no mesmo dia.

A venda foi emblemática e deu o gás que eles precisavam. Muitos clientes vieram depois desse -- entre eles, a própria Natura -- e a Gera despontou. Em 6 meses, já tinham atingido o breakeven. Nos 9 anos que se seguiram, conseguiram dobrar de tamanho a cada ano.

Sobre a Empresa

Como uma empresa que trabalha com vendas porta a porta pode gerenciar com precisão sua frota de revendedores e as milhões de transações que surgem das vendas? Para empresas de produtos de consumo como a Natura, a resposta envolve a Gera, única empresa latino-americana especializada em softwares de gestão para vendas diretas. Com o GeraSGI, uma plataforma 100% baseada na web, as empresas com canais de vendas diretas podem monitorar e controlar com precisão os pedidos da fábrica para o revendedor e, finalmente, para as mãos do consumidor. O mercado brasileiro de vendas diretas, composto por 300 empresas e sete milhões de revendedores, superou US$ 27 bilhões em vendas em 2011. A Gera está bem posicionada para manter altas taxas de crescimento à medida que a empresa expande seu portfólio de clientes e desenvolve novas versões altamente escaláveis de sua oferta de software principal.

Ano de Fundação
2005
Segmento
Tecnologia
Ano Apoio Endeavor
2012

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