facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Empreendedor: uma eterna criança

LoadingFavorito

As principais características de um bom empreendedor são desenvolvidas ainda quando nem conseguimos pronunciar “empreendedorismo”.

Se você quer empreender ou já empreende, deve saber que algumas características você precisa ter ou desenvolver. Criatividade, curiosidade, proatividade, persistência e, principalmente, sonhar grande, são atributos imprescindíveis para quem não desiste de chegar longe. Essas qualidades, no entanto, podem ser facilmente percebidas no comportamento de uma criança e, se você as perdeu conforme foi se tornando “gente grande”, trate logo de trazê-las de volta.

Por quê? Segundo o coach canadense Cameron Herold, “deveríamos educar as crianças para serem empreendedoras, e não advogadas”. Foi assim que ele começou um TEDx, em Edmonton. Em sua palestra – que ganhou notoriedade por causa do tema e da forma como ele usa o próprio exemplo para provar o seu ponto – ele diz que espírito empreendedor tem de ser estimulado desde pequeno.

“Empreendedores são pessoas que veem as necessidades do mundo, levantam-se e pensam ‘vamos fazer’. Se as crianças abraçassem a ideia básica do empreendedorismo, nós mudaríamos o mundo que temos hoje”, garante.

O problema, de acordo com Herold, é que durante o desenvolvimento de nossos filhos, procuramos censurá-los de certos comportamentos, orientando-os a não ser desse tipo hiperativo (e empreendedor), e que se encaixem no sistema tradicional: estudar, tirar boas notas, se formar e conseguir um bom emprego. “A criança tem muitos sonhos, muitas paixões e, de alguma forma, a sociedade nos diz para esquecê-las”, pontua.

Teresa Amabile, pesquisadora da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, é especializada no tema criatividade. Segundo um de seus estudos, Como (não) matar a criatividade, as pressões psicológicas são verdadeiras assassinas do espírito inovador na fase infantil. Situações em que há vigilância, avaliação, recompensa, competição, controle excessivo, restrição nas escolhas e pressão em geral são responsáveis pelo abandono gradual do espírito empreendedor, fazendo-o desaparecer cada vez mais durante o desenvolvimento.

Portanto, neste Dia das Crianças, lembre-se de não deixar de lado suas características infantis – aquelas que despertam a maior curiosidade do mundo dentro de você. A professora Vera Melis, em seu estudo O comportamento criativo na pré-escola diz que todo garoto ou garota criativa busca entender o ambiente em que se encontra e, a partir disso, organizá-lo e solucionar problemas dentro dele. A fantasia e os sonhos, segundo ela, são a forma como a criança tira forças para resolver problemas reais. E, afinal, o que é o empreendedor senão um sonhador que quer solucionar problemas?

 

Por Vinícius Victorino, da equipe de Cultura Empreendedora – Endeavor Brasil.

 

 
 
 
 
 
 
A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: