facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Edukar: transformando a realidade de quem sonha

LoadingFavorito

Negócio social apoiado pelo projeto Visão de Sucesso encontra nas lacunas do ensino superior a possibilidade de apoiar o desenvolvimento humano e econômico dos estudantes.

PreviewFalta muito para chegar lá. É exatamente este o sentimento que faz a gente desistir de crescer. Para reverter isso, o economista Roberto Tesch criou a Edukar, empresa social dedicada a incluir pessoas de baixa renda no ensino superior e ajudá-las a superar os obstáculos que impediriam sua capacitação para o mercado de trabalho. “Construímos a ponte entre a realidade delas e o que podem alcançar”, explica. “É um conceito muito forte, que faz sentido tanto do ponto de vista social como econômico”.

Da mesma forma, foi neste equilíbrio entre retorno humano e retorno financeiro que o empreendedor encontrou a resposta para o seu negócio. “A semente do Edukar nasceu dessa vontade de juntar o meu mundo, o da economia, cujos objetos são a escassez de bens e o conforto material, e o mundo dos meus pais, que sempre tiveram uma preocupação social e humana muito fortes”, revela Tesch, que fundou a empresa em 2012 ao lado de outros sócios.

A compatibilidade entre esses dois universos se evidenciou na área da educação, mais especificamente no ensino superior. O desafio, segundo o empreendedor, era entender o mercado. Por que os investimentos que já estavam sendo feitos neste setor – ProUni, Fies, faculdades públicas, etc. – não se transformavam em oportunidade efetiva para os estudantes? Por que, apesar desses esforços, 86% dos estudantes continuam não se formando no Brasil?

Assim, ele chegou ao modelo de negócios da Edukar. “Vamos imaginar um barco com 20 buracos. Se a gente tampar 19 e 1 continuar aberto, o barco vai afundar. E quais são esses buracos no caso do estudante? Alimentação, transporte, curso pré-vestibular, orientação profissional, matrícula do vestibular, moradia. Os apoios costumam se concentrar apenas na mensalidade, mas se os buracos no percurso não forem preenchidos, ele não vai se formar”, explica.

Por isso, a Edukar se estruturou sob três pilares de inovação: flexibilidade no uso dos recursos, retorno em percentual da renda e suporte de desenvolvimento. A justificativa do primeiro é simples: “se o problema do estudante for a alimentação, não adianta a empresa oferecer 200 mil de crédito para pagar a mensalidade. Se não tiver dinheiro para outra necessidade, não vai se formar”. Então, no modelo da Edukar, o estudante pode usar o recurso para outras necessidades que vão além da mensalidade.

O segundo pilar corresponde ao acerto feito com o estudante: ele devolve a quantia emprestada proporcionalmente à sua renda. “É uma forma de receber mais de quem ganha mais, menos de quem ganha menos”, comenta Tesch. Isso ainda tira o risco das costas do estudante, que não precisa tornar sua vida uma bagunça para pagar parcelas fixas, e melhora a equação financeira do investidor.

Mas fornecer os recursos e assegurar o pagamento proporcional ainda não são medidas suficientes para a inserção do estudante no mercado de trabalho, pois muitas vezes ele não sabe fazer a gestão da própria educação. Por isso, é fundamental oferecer um suporte ao desenvolvimento, como coaching e orientação profissional. “Esse é um trabalho muito importante para consolidar o caminho do estudante”, comenta o empreendedor. O objetivo é que potencial e determinação sejam os únicos recursos de que alguém tenha que dispor para crescer profissionalmente.

Hoje, a Edukar tem 12 estudantes ativos e, até meados de 2014, pretende chegar a 50. Para isso, conta com a participação no projeto Visão de Sucesso, que contribui tanto com o posicionamento da empresa em um mercado novo no país, que é o mercado de negócios sociais, quanto com o networking necessário para estabelecer boas parcerias para atendê-los.

O fundador e CEO Roberto Tesch destaca que o fato de ser uma empresa de serviços, em contraponto a uma empresa de tecnologia, exige muita calibragem no caminho. “É diferente. Antes de dar o próximo passo e receber novos estudantes, precisamos aprender com a experiência daqueles que já estamos atendendo. Estamos amadurecendo e consolidando o nosso modelo”, compartilha.

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: