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E-commerce: 5 tendências que você precisa conhecer

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E-commerce: 5 tendências que você precisa conhecer

O mercado do E-commerce está cada vez mais competitivo. E a regra geral é melhorar cada vez mais a experiência do consumidor.

O E-commerce é um mercado cada vez mais lucrativo. Dados do E-bit indicam que as vendas no setor não param de aumentar. Mas, como tudo tem um lado bom e um ruim, ao mesmo tempo em que as vendas online são uma enorme oportunidade para PMEs, de outro, trata-se de um mercado cada vez mais disputado.

O empreendedor que deseja se destacar para valer no universo do E-commerce, precisa investir muito para deixar sua operação redondinha. Isso tudo, claro, com foco na garantia da melhor experiência de compra possível para o consumidor.

Assim como em qualquer mercado competitivo, o empreendedor precisa encontrar formas de expandir sua atuação, seja para as fronteiras do seu core business, seja encontrando um novo oceano azul. A seguir vamos apresentar as principais tendências desse setor, para te ajudar a ficar sempre bem informado das novidades, inovações e possibilidades de crescimento.

Sites responsivos com navegação mais ágil e simples 

Já falamos bastante sobre a importância do seu site ser responsivo, isto é, feito para facilitar a navegação do usuário em qualquer tipo de dispositivo: computador (de diferentes tamanhos), tablet ou celular.

Dados indicam que 66% do tempo que usuários passam em sites de E-commerce acontece via aparelhos celulares. Mais do que isso, 61% dos usuários que navegam na internet em seus celulares, saem rapidamente de sites onde a navegação não é boa. Quer mais motivo do que isso para melhorar seu site imediatamente?

Ter um site responsivo significa que o layout dele se adaptará a diferentes tipos de tela – e isso não significa que tudo aparecerá em letras minúsculas. Significa fazer um site cujo layout se adapte automaticamente à tela do dispositivo de acesso, de acordo com o tamanho e formato da janela que o usuário esteja usando.

Atualmente, apesar de ser algo muito relevante para esse tipo de negócio, apenas 9% das empresas de e-commerce têm sites responsivos. O que você está esperando para mudar e se destacar com seus consumidores?

Usar sistemas de pagamento como o Apple pay

Apesar de o sistema de pagamento da Apple ainda não funcionar no Brasil – e nem para E-commerces no exterior – a empresa está investindo pesado nesse novo produto e tudo indica que em breve estaremos usando essa tecnologia massivamente. A Apple já formou parcerias para pagamento pelo sistema com empresas que prestam serviços online como Lyft, Uber e Airbnb, por exemplo.

Então, você deve ficar atento a essa novidade. Quando esse tipo de ferramenta, pagamentos online via mobile, estiver acessível, com certeza haverá uma transformação gigante na forma como o mercado do e-commerce funciona, como os consumidores se relacionam com esse tipos e serviço e no ato da compra em si. Tudo indica que os pagamentos serão facilitados e os custos serão reduzidos. E você não pode ficar para trás.

Conteúdo cada vez mais atrelado ao e-commerce

Mais do que ter bons preços e um site bacana e funcional, você precisa criar um vínculo com seu cliente e dar a ele motivos para voltar sempre ao seu site, mesmo que inicialmente ele não tenha intenção de comprar nada. Então, cada vez mais, a tendência e investir em conteúdo casado com o comércio.

Se você vende acessórios de noiva, que tal criar um blog com as principais tendências e novidades internacionais ligadas à esse campo? Se você vende roupas de bebê, que tal falar de educação, saúde e desenvolvimento infantil? A partir do momento em  que você se tornar uma referência de conhecimento atrelado ao setor em que atua vendendo produtos, você pode se preparar para brilhar muito.

Fora isso, conteúdo relevante e frequente também cumpre um papel importante de SEO, e pode impulsionar muito a sua posição do ranking do google.

Aposte em vídeos

Estimativas indicam que em 2017, 69% de todo o movimento na internet envolverá acessos e compartilhamento de vídeos. Então, é importante saber como essa linguagem pode te ajudar a potencializar suas vendas. Uma dica é produzir vídeos para apresentar detalhes de uso e diferenciais de seus produtos.

E, atenção, o mobile está em vias de se tornar o veículo principal de compras, então é preciso pensar e produzir vídeos para esse consumidor que compra pelo celular. O empreendedor que conseguir se destacar nesse formato sem dúvida estará à frente da concorrência.

24h de conexão com o seu consumidor, inclusive nas redes sociais 

O mundo está mudando muito. E o acesso à internet e à aparelhos de telefonia móvel nunca foi tão grande, e nunca esteve tão presente e impactando tanto a vida do empreendedor de e-commerce. Em poucas palavras, nem mesmo o fato do seu consumidor estar dentro da loja física da concorrência significará que ele não poderá estar comprando de você.

E mais: toda hora será hora de vender. O consumidor está conectado 24h por dia, e acessando suas redes sociais mais do que nunca. Dados indicam que o usuário médio de smartphone verifica sua conta Facebook cerca de 14 vezes por dia. Então, pode começar a preparar sua estratégia de marketing digital considerando que não há limite de horário para vender e que as barreiras do horário comercial não existem no mundo online.

Bom, agora que você já está por dentro das principais tendências do E-commerce. É hora de agir. Lembre-se: a lição mais importante para se tirar de tudo isso é que vai vender mais quem conseguir oferecer a melhor experiência de compra para seu consumidor, o que inclui preço, navegação no site, conteúdo que a marca produz, qualidade de atendimento ao cliente, facilidade de pagamento e agilidade de entrega. Boa sorte!

Leia mais:

3 dicas valiosas para aumentar suas vendas online

E-commerce de A a Z

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

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3 Comentários

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  1. Cleberson Honda - says:

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    Já estou usando algum tempo tudo isso e realmente esse post é muito bom ! Parabéns Endeavor, sempre com conteúdo excelente.

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    CONTEÚDO INCRÍVEL!! ESSA MATÉRIA FOI SENSACIONAL.
    TER ACESSO A ESSAS INFORMAÇÕES DE FORMA GRATUITA É MAIS SURREAL AINDA!!

  3. Thiago Ormeneze Rojas - says:

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    A matéria tem pontos importantes, mas hoje em todos os grandes eventos e os profissionais mais renomados não citam esses pontos como tendências.

    As principais tendências na minha opinião são: 1. Experiência OmniChannel – 2. Personalização e Customização de Compra e Produto – 3. Mobile Commerce – 4. Big Data – 5. Integração com Marketplaces.

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