facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Estratégias e gestão de E-commerce

LoadingFavorito

O comércio digital passa por bom momento no país, confira dicas de marketing, estratégia e gestão de e-commerce com os especialistas Edson Rigonatti (Astella Investimentos) e Paulo Chacur (Escalena).

Hoje em dia, o mercado da web não para de crescer. Porém, isto não significa que seja simples empreender dentro dele. Quem pensa que é fácil começar um negócio no comércio digital deve assistir aos e-Talks de Edson Rigonatti, da Astella Investimentos, e Paulo Chacur, da Escalena, especialista em e-commerce.

Edson abriu o evento no último dia 09/05 dizendo que o momento do mercado é muito propício para o desenvolvimento das vendas online. “Hoje, no Brasil, quase 6% do PIB passa pela internet. Até 2014, o e-commerce vai representar 20% do varejo, como é atualmente na Inglaterra. O que vocês vão fazer com mais 50 bilhões de reais em oportunidade?”, provocou no início de sua apresentação. (Confira o vídeo aqui)

Desmistificando o tema, Paulo Chacur (acima) surpreendeu logo depois ao detalhar todos os processos, obstáculos e vantagens deste empreendimento. Suas dicas vão desde plataformas a se usar, risco de fraude, formas de pagamento, logística, impostos, pós-venda, integração com ERP e entrega até relação com serviços dos quais você irá necessariamente depender, como os Correios, e o que fazer em eventuais greves.

Foto: Rodrigo Grecco

Paulo Chacur foi bastante específico em sua apresentação, a sua primeira em um e-Talk Endeavor.

Logo após sua participação, Paulo não escondeu a satisfação pelo primeiro contato com a Endeavor. “Primeiro que a iniciativa é sensacional. Fiquei muito impressionado com a quantidade de pessoas presentes. O número de portas que você abre com eventos assim nem elas imaginam. Como empreendedor, a gente só sabe que erra depois que comete e, se conseguirmos transmitir como não cometer os mesmos erros, será uma dádiva para eles”, disse.

“Foi muito enriquecedor. Eu, pessoalmente, fico muito feliz de passar essa minha experiência para outras pessoas e ver o quanto ela vale para tanta gente. Eu espero poder repetir mais vezes”, completou.

Confira algumas dicas importantes de Paulo Chacur sobre comércio digital:

Plataforma do Site: Existem várias muito boas, mas você tem que trazer uma da prateleira para sua mesa e customizá-la.

Risco de Fraude: Quem está comprando com o cartão? É o titular? Verifique todos os dados.

Modelo Regional: Abra uma lojinha em Recife para poder ser competitivo no nordeste. Faça uma jogada – comece a promocionar um frete para aquela região, com preço competitivo, e veja se o mercado cresce.

Valor de Logística: É literalmente ver o tamanho, peso, custo e quanto vale a movimentação e venda da carga. Analise quanto você vai movimentar nesta ‘brincadeira’.

Terceirização com os Correios: Quando for terceirizar a entrega, veja se a empresa não utiliza os Correios pra oferecer esse serviço. Algumas aproveitam a capilaridade dele com grandes remessas, pagando menos e oferecendo um custo menor ainda.

Canalize o Assunto: Se o cliente ligou para perguntar como funciona o produto, ou tem algum problema no sistema de compra, não é a pessoa responsável pela entrega que tem que falar com ele. Saiba segmentar o seu atendimento.

Quer saber mais? Veja os vídeos na íntegra das participações de Edson Rigonatti e Paulo Chacur no e-Talk do dia 09/05.

Por Vinícius Victorino, da equipe de Cultura Empreendedora – Endeavor Brasil

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: