scale-up diversa scale-up diversa

Olist: “uma scale-up mais diversa para construirmos produtos cada vez melhores e mais inclusivos é o que nos impulsiona”

Endeavor Brasil
Endeavor Brasil

A Endeavor é a rede formada pelas empreendedoras e empreendedores à frente das scale-ups que mais crescem no mundo e que são grandes exemplos para o país.

Mudanças sistêmicas só acontecem no plural. O Olist é uma das scale-ups que comprovam essa tese. 

Por meio de iniciativas de Diversidade e Inclusão, institucionalizadas em 2019, o Olist aumentou em 72% o número de pessoas pardas e negras no time e de 16 para 34% a quantidade de mulheres na liderança e em cargos de gestão. 

Sempre tivemos uma cultura aberta à inovação e à diversidade, a diferença é que antes de institucionalizar iniciativas de D&I havia pouca diversidade entre colaboradores. Agora, novos programas internos foram criados, fizemos várias parcerias com empresas focadas em promover maior diversidade no ambiente corporativo e, em 2021, abrimos nossas primeiras vagas afirmativas para aumentar a representatividade dentro do time. Saímos de uma empresa com praticamente zero iniciativa em diversidade para um leque de ações que vem sendo ampliado ano após ano e estamos apenas no começo. Já fizemos muitas coisas, mas é forte o sentimento de que ainda temos um caminho longo pela frente e muitas coisas a serem feitas”, Tiago Dalvi, Empreendedor Endeavor do Olist. 

A atuação do Olist em Diversidade e Inclusão

Maio de 2019.

O primeiro passo foi criar um comitê de diversidade, o Diversifica. A iniciativa começou organicamente, puxada por pessoas do time que tinham interesse no assunto e apoiada pela liderança e pela área de RH. O propósito do Comitê era educar o time e formar uma empresa mais diversa e inclusiva. 

Depois disso, foi ficando mais evidente que era preciso institucionalizar. 

A primeira iniciativa, na prática, foi realizar o censo para entender o quão diverso era o time. 

Com o resultado do censo em mãos, foi hora de agir. 

A área de People, por exemplo, passou a ter um olhar mais aguçado para a contratação de pessoas diversas. 

O Diversifica, por sua vez, aborda mensalmente um tema para tratar com profundidade, compartilhando conteúdos sobre o assunto no canal de comunicação interna e nas redes sociais do Olist. 

O comitê também realiza, todo mês, um evento com especialistas com o objetivo de provocar reflexões em todo o time. 

Outra iniciativa está no onboarding. As novas pessoas do time recebem o Manifesto Olist pela Diversidade, um documento que traz o posicionamento da scale-up sobre questões de diversidade.

No Manifesto, contamos aos novos do time que, aqui, somos gente de verdade e devemos tratar todas as pessoas com respeito, sejam elas colegas de trabalho, lojistas, consumidores, fornecedores ou demais públicos”, Tiago Dalvi, Empreendedor Endeavor do Olist 

Impacto 

De 2019 pra cá, o Olist já colhe resultados das iniciativas de Diversidade: 

Mais diversidade no time, com o aumento da população de pardos e pretos, pessoas LGBTQIA+ e de mulheres na liderança do Olist. 

Reforço do valor “somos gente de verdade” ao quebrar tabus e desconstruir vieses inconscientes, abordando assuntos polêmicos de forma didática para levar informação às pessoas do time.

Fortalecimento da marca empregadora, uma vez que as ações reverberam fora da scale-up, atraindo candidatos que se identificam com a cultura. Uma das iniciativas que ganhou holofotes nas redes foi as bolsas de estudo para mulheres e pessoas trans na tecnologia.

Sonho grande 

Para o Olist, o sonho grande é ter um time que represente a real diversidade demográfica do nosso país, com porcentagens equivalentes de pessoas negras, pessoas LGBTQIA+ e pessoas com deficiência, além de alcançar a equidade de gênero nos cargos de liderança e times de tecnologia.

“Investir em D&I é a coisa certa a se fazer e acreditamos que deve ser responsabilidade de todas as empresas  assumir esse compromisso com a sociedade. Com equipes diversas conseguimos ampliar nossas lentes para atender às necessidades de diferentes clientes, e é isto que nos impulsiona todos os dias: construir uma empresa mais diversa para construirmos produtos cada vez melhores e mais inclusivos”. Tiago Dalvi


Ao compartilhar exemplos e boas práticas de Diversidade & Inclusão, criamos novos referenciais para todo o ecossistema.

Veja nossas iniciativas de D&I