ann williams, creditas, equidade ann williams, creditas, equidade

Creditas: diversidade, inclusão e equidade para ser a maior plataforma de crédito do Brasil

Endeavor Brasil
Endeavor Brasil

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 30 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

A Creditas é uma das maiores scale-ups do Brasil. Além de gerar empregos de qualidade, atrair fundos de investimento e revolucionar a forma como as pessoas acessam crédito, também possui iniciativas de diversidade, inclusão e equidade para apoiar na diminuição dos problemas estruturais da sociedade. 

Desde o dia 1, diversidade de histórias está no DNA da Creditas. Vemos isso na própria história do Sergio Furio: um espanhol que veio quebrar o monopólio de juros bancários no Brasil.

Só que, conforme a empresa ia crescendo, era preciso mais do que formações, modos de pensar e contextos diferentes. 

Era preciso considerar, também, raça, gênero e orientação sexual. Era preciso tornar a Creditas um espaço diverso e inclusivo para todas e todos: mulheres, comunidade LGBTQIA+, pessoas negras e com deficiência. 

Só assim seria possível que a scale-up se tornasse um ambiente que representa a população do nosso país, que escuta a diversidade de opiniões e experiências e que acolhe as pessoas. E só assim seria possível, de fato, se tornar a maior plataforma de crédito do Brasil. 

Acreditamos em um ambiente que represente a população do nosso País, traga diversidade de opiniões e experiências, onde todas as pessoas se sintam acolhidas e performem no seu melhor. Valorizamos e respeitamos todas as diferenças e queremos que a nossa Tripulação represente o máximo possível a sociedade onde vivemos e que queremos impactar.

Ann Williams, COO da Creditas e Mentora Endeavor

Definições estratégicas 

Em 2019 e 2020, essa pauta que já era natural para a Creditas foi ganhando mais estrutura. O time de lideranças e de RH da Creditas tomou algumas decisões estratégicas, como a oficialização do papel de grupos de afinidade e definição de budget para ações de conscientização. Além disso, haveria uma pessoa dedicada para trabalhar com o tema, que foi ampliado para três pilares de atuação.

Dessa forma, definiram que seriam três pilares de atuação: 

1. Diversidade para valorizar e respeitar todas as diferenças e para que a Tripulação (nome dado às pessoas que trabalham na  Creditas) representem o máximo possível a sociedade em que vivemos.

2. Inclusão para promover um ambiente seguro e de bem-estar para que todas as pessoas, especialmente as que representam grupos de diversidade, se sintam acolhidas e se considerem parte da Creditas. 

3. Equidade para que todas as pessoas sejam tratadas de maneira justa dentro da scale-up, reduzindo vieses em todas as decisões internas, como contratação, remuneração e carreira. 

Considerando esses pilares, o primeiro passo da área foi fazer um estudo com o time de People Analytics para entender o cenário de diversidade, inclusão e equidade na Creditas:

Em diversidade, o foco foi: como os grupos eram representados dentro da scale-up, tanto de forma geral, como em posições de liderança, no quadro funcional, estágio e jovem aprendiz. 

Em inclusão, foi feita uma pesquisa sobre segurança psicológica para entender o quanto as pessoas achavam a Creditas um lugar seguro e acolhedor para trabalhar, e também olharam para o eNPS – que avalia se a tripulação indicaria a scale-up como um bom local de trabalho.

Em equidade, o time considerou a diferença salarial e velocidade de carreira, focando no tempo de promoções e como as pessoas se saíam nas avaliações de performance. 

Foi essencial fazer essa análise de dados para embasar as nossas ações. Em diversidade, entendemos que era necessário trazer mais representatividade racial, em diversos níveis. Em inclusão, apesar de termos um bom e-nps nos recortes de grupos sub-representados, percebemos que havia espaço para reforçar nossos mecanismos e políticas para garantir a segurança e cuidado com a Tripulação. Em equidade, não temos diferenças salariais nas mesmas posições, mas temos um gap de senioridade, porque temos menos pessoas de grupos sub-representados em posições de maior senioridade. Por exemplo, se fizermos uma média dos e salários de pessoas brancas e compararmos com a média do que ganham as pessoas negras, existe uma diferença, já que temos mais pessoas brancas em cargos sêniores.” — Bruna Romão, Culture & Development Lead na Creditas

Com base na análise desses dados, era hora de entender as lacunas e endereçar ações, projetos e indicadores para os principais desafios em todos os níveis da empresa. 

Ações de diversidade, inclusão e equidade na Creditas

As ações e projetos sempre foram baseadas em dados e análises, para tornar a empresa mais diversa e inclusiva e para proporcionar a evolução da consciência da Tripulação sobre esses temas. 

Dessa forma, as iniciativas são divididas em três:

Engajamento e sensibilização

Capacitação e Educação; e

Ações afirmativas.

1. Engajamento e sensibilização

Grupos de afinidade

Com o objetivo de criar ambientes cada vez mais diversos e inclusivos dentro da Creditas, cinco grupos de afinidade existem para ser espaços de acolhimento. Para isso, trabalham ao lado do time de RH para criarem iniciativas de promoção da diversidade, equidade e inclusão. São eles:

Blacks at Creditas para pessoas negras

Unicornes para a comunidade LGBTQ+

É da Conta Delas para todas as mulheres

Women in Product Technology para mulheres em Produto e Tecnologia

Inclusão PCDs para as pessoas com deficiência e aliados

Campanhas, eventos e comunicações internas 

Com o objetivo de chamar a atenção e educar a tripulação sobre diversidade, são realizadas campanhas, eventos e comunicações internas para o time. 

Alguns exemplos: 

Campanha informativa com conteúdos sobre privilégios, masculinidades negras e o papel de grupos de diversidade racial na construção de empresas com mais inclusão e equidade racial para o mês da Consciência Negra.

Campanha “Ela é referência” para posicionar as mulheres da Creditas como profissionais referências para toda a empresa, além de sensibilizar sobre comportamentos e micro-agressões cotidianas que as afetam.

Comunicações recorrentes ao longo do ano sobre os dias de visibilidade do espectro LGBTQIA+.

Campanha “Informação que inclui” com foco na conscientização e sensibilização sobre inclusão de pessoas com deficiência.

Projetos

Além das campanhas e eventos, a Creditas também realizou o lançamento do Manual de Bordo, com foco em ética, empatia e diversidade, e do Creditas Family Care, um conjunto de benefícios para as famílias de tripulantes, que conta com programa de gestantes abrangente e licença parental de 35 dias para pais e mães não gestantes. 

2. Educação e capacitação

O pilar educação e capacitação foca em treinamentos de conscientização para toda a tripulação, que vai desde o onboarding até uma trilha de diversidade para times e lideranças. 

Além disso, também organizam palestras sobre as temáticas endereçadas, como, por exemplo:

Série de eventos do Blacks at Creditas com os temas: “A importância do dia internacional da mulher negra latino americana e caribenha na luta antirracista“, “Racista, eu? Como ser antirracista em uma sociedade racista” e  “O que é branquitude e o papel do sujeito branco na luta antirracista”.

Eventos abertos com os temas “Women in Product Technology: Vieses inconscientes em inteligência artificial” e “Unicornes Talks: Empreender para a Diversidade”.

Treinamento sobre “Sexo, sexualidade e gênero – construções e reconhecimento”.

Evento interno para discutir inclusão no Dia Mundial da Pessoa Surda

Também fizeram uma parceria com o MEMOH, negócio social que ajudou a scale-up criar grupos reflexivos para homens com o objetivo de discutir masculinidades e promover equidade de gênero.

3. Ações afirmativas

O terceiro pilar conta com iniciativas institucionais para lidar com todos os vieses que perpassam a Creditas enquanto time e processos de recrutamento, seleção, avaliação e promoção de pessoas de grupos sub representados.

Trabalhamos todos os dias para valorizar e promover a diversidade. E para isso é fundamental estarmos atentos aos nossos vieses (muitos deles inconscientes) em tudo que fazemos.

Isabella Kolesnikovas, Head of Culture na Creditas

Para atrair mais talentos diversos, a área de Talent Acquisition da Creditas atua em iniciativas como:

Talents by Creditas: um programa para recrutamento de pessoas pessoas negras e pardas para atuarem como estagiárias e jovens talentos nas áreas de Produto e Tecnologia. A iniciativa conta com o apoio da Intera, uma consultoria que ajuda na busca por talentos.

A Creditas também conta com o apoio da Afrotech, uma consultoria especializada em recrutamento de profissionais negros para posições de liderança em tecnologia.

A Creditas também patrocina a Reprograma, uma iniciativa social que ensina programação para mulheres cis e trans – hoje, 60% das turmas são compostas por mulheres pardas e negras. 

Além disso, a scale-up quer estimular e garantir o desenvolvimento das carreiras de pessoas de grupos minorizados. Algumas ações são: 

Semestralmente, a Creditas gera dados comparativos das promoções e aumentos de salário entre grupos para identificar oportunidades de melhoria e conversa com pessoas de grupos sub representados para entender onde podem fazer melhorias.

Dentro da Creditas Academy, universidade corporativa da empresa, existem trilhas de treinamento focadas em grupos de diversidade para o desenvolvimento de carreiras.

Programa de Mentoria que considera intencionalmente recortes de diversidade e grupos sub-representados

O time de Marketing da Creditas também ajuda a scale-up a garantir um posicionamento e discurso consistente da marca sobre o tema diversidade em todas as plataformas e para todos os públicos. Esse projeto inclui um guia de marca e treinamento de porta-vozes.

Principais aprendizados das ações 

Com essa maior estruturação nos últimos dois anos, a Creditas evoluiu. E evoluiu muito. 

Essa evolução é vista nos principais desafios e nas principais fortalezas das iniciativas de diversidade, inclusão e equidade, que são: 

Apoio das lideranças e de todo o time

Ao longo desse trabalho, nós entendemos que eu, como líder do time de diversidade e inclusão, não conseguia fazer tudo sozinha. Eu sou uma influenciadora que conta com o apoio do time. E nós conseguimos fazer essa influência. Hoje, todo o time entende que diversidade, inclusão e equidade são assuntos de todo mundo. É uma responsabilidade de todos os tripulantes da Creditas.” — Bruna Romão, Culture & Development Lead na Creditas

Força dos dados

O uso de dados sobre DE&I na Creditas foi um dos pilares para embasar nossas iniciativas e melhorias constantes.” — Isabella Kolesnikovas, Head of Culture na Creditas

A evolução também é vista em todas as pessoas do time. É vista nos produtos da scale-up. É vista na sociedade. Com iniciativas de diversidade, equidade e inclusão, a Creditas melhora o Brasil, oferecendo emprego de qualidade, educação, espaço e acolhimento para pessoas de grupos sub representados no país.