Você sabe qual a melhor alternativa de acesso a capital para o seu negócio?

Endeavor Brasil
Endeavor Brasil

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 30 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Capital é o combustível para a retomada econômica das empresas do Brasil no pós crise. Mas, você sabe qual a melhor alternativa de capital que o seu negócio precisa?

2020 tem sido um ano desafiador para a grande maioria dos empreendedores e empreendedoras. Alguns entraram em modo de sobrevivência, outros conseguiram manter a taxa de crescimento e tiveram até aqueles que tiveram o crescimento acelerado devido a demanda de mercado. 

E uma coisa é fato: crescer demanda capital. Seja para investir em um time de sucesso, alavancar as vendas ou lançar um novo produto. 

Por isso, para ajudar empreendedores e empreendedoras em seus principais desafios de acesso a capital, nós lançamos uma ferramenta completa e inédita no Brasil: o Mapa de Acesso a Capital. O MAC apresenta conceitos, instruções e boas práticas para acessar nove alternativas de capital, divididas em equity e dívida.

Considerando as nove alternativas, neste post iremos responder algumas perguntas que irão potencializar sua experiência com os conteúdos do nosso guia de fundraising. Confira.

Investidor ou empréstimo: o que é melhor para alternativa de capital para financiar meu negócio?

Há muitas opções de financiamento para o seu negócio, inclusive para quem está começando — investidores anjo e até empréstimo de banco podem ser boas opções. Mas, qual caminho seguir?

Dividimos essas opções em dois blocos: equity e dívida. 

Por meio do equity, o investidor aposta na empresa em troca de uma participação do negócio. Em estágios iniciais de equity – anjo, pre seed e seed – o investidor auxilia a empresa a alcançar metas e para o negócio ganhar tração. Em estágios posteriores, o investidor trabalha de forma conjunta, participando do conselho da empresa. 

No caso de equity, o grande segredo da captação eficiente é garantir que, se a empresa vai bem ou não, os interesses de todos os sócios, empreendedores e empreendedoras e investidores e investidoras estejam mais alinhados quanto possível. Se alguma das partes for excessivamente beneficiada no momento do investimento, não apenas aumenta a pressão por resultados, como diminuem drasticamente as chances do investimento dar certo.

Com a obtenção de crédito bancário, as empresas financiam seu crescimento sem perder uma parcela da empresa. Porém, precisam pagar juros e, mesmo se a empresa falir, é preciso pagar o total do empréstimo. 

O venture debt é um investimento de médio e longo prazo para financiar o ciclo operacional da empresa, fusão e aquisição (M&A), recompra de ações para reestruturar o cap table da empresa e financiamento de equipamentos (capex) para expansão da operação. 

As debêntures, por sua vez, é um financiamento para empresas mais consolidadas, que permite a expansão, inovação em processos e produtos, importação e exportação, entre outras estratégias de crescimento

A tabela a seguir mostra algumas das exigências dessas alternativas de capital – entre equity e dívida – e os pontos que você, empreendedor e empreendedora, precisa se atentar no processo de captação. 

Essas exigências devem ser consideradas na tomada de decisão de acesso a capital, tanto pela sua motivação de abrir mão de parte do negócio (equity) ou pagar juros (dívida), quanto pelo momento do negócio para cumprir determinados requisitos, como dispôr de um longo histórico de indicadores financeiros. 

Qual o risco de captar com equity?

É importante estar atento a alguns pontos que podem te gerar dor de cabeça no futuro. 

Um primeiro ponto que merece atenção é o cap table do seu negócio após o investimento, ou seja, a porcentagem da empresa que você vai deter e a porcentagem que vai ser adquirida pelos investidores após a captação. Não economize energia para pensar nisso, é o seu negócio que está em jogo, por isso é essencial entender qual o intervalo de diluição que é estimado para cada nível de investimento, garantindo que você não abra mão de parte do seu negócio desnecessariamente. 

Além disso, é fundamental que você esteja alinhado com seus investidores quando o assunto é o futuro da sua empresa. É óbvio que você não vai garantir que todos os passos dos próximos 10 anos da sua empresa sejam validados pelos investidores antes da captação, mas é importante que não existam grandes divergências sobre o futuro, caso contrário, atritos poderão surgir e isso não será bom para o seu negócio.

Como se relacionar com o investidor após receber o aporte de capital?

Quando um investidor aporta em uma empresa, ele se torna sócio dela. Por isso, o empreendedor e a empreendedora precisam escolher pessoas que admira e confia. 

Unir-se a um investidor e construir uma parceria baseada na confiança irá ajudá-lo a alcançar o seu verdadeiro potencial. Dessa forma, é essencial transmitir segurança para os investidores em momentos de tomada de decisões estratégicas e manter rotineiramente uma comunicação proativa.

Quais são os prós e contras de ser investido por um banco de desenvolvimento?

Bancos de desenvolvimento podem ser uma ótima alternativa de financiamento, incluindo o fomento via subvenção para projetos inovadores. 

Bancos de desenvolvimento se diferenciam dos bancos mais tradicionais pelo fato de oferecerem linhas de financiamento mais especializadas, de acordo com o porte da empresa e com sua estratégia de crescimento. O crédito é uma alternativa para alavancagem financeira do negócio, proporcionando uma redução do custo de capital da sua empresa, por meio de um crédito com prazo de pagamento mais estendido.

Vale considerar que o crédito através dessas organizações costuma ser um pouco mais demorado, por envolver programas e editais de financiamento. Por isso, faça um planejamento que inclua o tempo de negociação com o banco, garantindo que seu negócio não corra nenhum risco, mesmo que o capital demore mais pra chegar.

Dica final: É necessário ter entendimento das diversas alternativas e capital e seus respectivos custos para que você consiga se preparar para uma captação de recursos definitiva. Pesquise, converse com outros empreendedores e empreendedoras e não deixe de ler sobre a alternativa de capital escolhida em nosso Mapa de Acesso a Capital. 

mapa de acesso a capital