Valuation: como calcular o valor da sua empresa

Endeavor Brasil
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Como saber se o valor que um investidor oferece pela minha empresa é o que ela vale? Entenda como funcionam os três enfoques de valuation de uma empresa.

Quando chega o tão esperado momento de dar o próximo passo no crescimento e atrair investidores, a primeira dúvida que surge é: “Afinal, quanto vale minha empresa?”. O primeiro conceito fundamental que o empreendedor deve entender sobre o valor de uma empresa é que valuation, antes de qualquer estrutura financeira, é uma percepção de mercado. Isso significa que não há exatidão no cálculo, pois essas percepções podem ser diferentes, dependendo de com quem estamos falando.

Analisar financeiramente uma empresa exige conhecimento do mercado e do setor, uma perspectiva estratégica e atributos técnicos. Mas os resultados podem ser variáveis, já que não há uma forma definitiva e única de cálculo.

Por isso, é fundamental que você tenha conhecimento real da sua empresa, questionando se o valor que os acionistas e administradores enxergam, considerando seus riscos e oportunidades, é o mesmo valor percebido pelo mercado. Afinal, quem compra uma empresa é quem de fato dita quanto vale.

O que é valuation?

É o processo de estimar o valor de uma empresa de forma sistematizada, usando um modelo quantitativo. Mas, mesmo assim, envolve certa dose de subjetividade no julgamento do empreendedor ao definir premissas e selecionar fontes de dados. Por isso, a confiabilidade do resultado depende da percepção do mercado e da lógica embutida nas decisões do empreendedor.

Se você tem uma empresa que está começando, terá mais dificuldades para calcular seu valor, por causa da falta de históricos numéricos e por ter um produto/serviço ainda não consolidado.

Por que é importante?

Compreender o valor real de sua empresa permite que você a conheça melhor, explorando os aspectos que a valorizam e os que a fazem valer menos. Assim, você pode mitigar essas deficiências ao longo do tempo.

Outra vantagem é que, sabendo o montante a ser investido e o valor da sua empresa, você consegue negociar a participação societária do investidor de forma mais justa.

Entender o valor de uma empresa historicamente permite que você tenha uma ideia do comportamento da empresa ao longo do tempo, o que é fundamental para a construção de estratégias futuras.

Como fazer o valuation de uma empresa?

O valuation de uma empresa pode ser feito de três formas:

– Pela Renda (Fluxo de Caixa Descontado)

– Pelo Mercado (Múltiplos ou Cotação)

– Pelos Ativos (Valor de Liquidação ou Valor Contábil).

Valuation de uma empresa pela renda

O valuation da empresa pode ser feito trazendo para o valor presente os resultados de fluxo de caixa futuros – esse é o método mais utilizado atualmente, e possui 3 grandes etapas:

  1. Estimar o fluxo de caixa (montante recebido menos o montante gasto) da empresa para os próximos períodos;
  2. Definir a taxa de desconto, baseando-se no risco da empresa de acordo com outras oportunidades de investimento, como a bolsa ou a poupança;
  3. Trazer os resultados para o valor presente e somá-los.

Atenção, investidores consideram taxas de desconto altas para defender seu portfólio contra incertezas típicas de startups. Porque:

Portanto, ao calcular o valuation de sua empresa e apresentá-la a um investidor, você deve ter sempre em mente os argumentos para suas decisões de premissas. Entenda que o valor de cada aspecto do seu negócio pode variar de investidor para investidor, dependendo da percepção dele.

Portanto, ao calcular o valuation de sua empresa e apresentá-la a um investidor, você deve ter sempre em mente os argumentos para suas decisões de premissas. Entenda que o valor de cada aspecto do seu negócio pode variar de investidor para investidor, dependendo da percepção dele.

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Valuation de uma empresa pelo mercado: cotação a mercado ou múltiplos

Todas as empresas de capital aberto tem valor conhecido: a soma de valor das suas ações.

Já em qualquer empresa, seja de capital aberto ou fechado, podemos comparar seu valor versus parâmetros objetivos tais como: lucro, lucro operacional, EBITDA, etc.

O cociente entre o valor da empresa e o parâmetro escolhido é conhecido como “múltiplo”.

A lógica é que se no passado uma empresa foi vendida por um múltiplo de “X”, uma empresa do mesmo segmento, com taxas de crescimento comparável poderia, em tese, ser vendida por um múltiplo similar, sempre e quando as condições de mercado não tenham mudado substancialmente, e não existam particularidades tais como sinergias específicas entre o investidor e a empresa adquirida

Valuation de uma empresa pelos ativos: valor de liquidação ou valor contábil

Existe ainda um terceiro enfoque de avaliação, que se aplica apenas a empresas em dificuldade. A ideia é que nas empresas em dificuldade, seu valor calculado pelos dois enfoques anteriores é inferior ao seu patrimônio contábil ou ao seu valor de liquidação e, portanto, esse deverá ser o valor considerado nesses casos.

Saiba mais detalhes sobre o assunto lendo este artigo: Valuation: Os 3 enfoques de Avaliação de Empresas

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