
A Endeavor é a rede formada pelas empreendedoras e empreendedores à frente das scale-ups que mais crescem no mundo e que são grandes exemplos para o país.
Funding e IPO: temas que estão constantemente na cabeça de empreendedores e empreendedoras e precisam de serviços de consultoria e auditoria. Por isso, nossos parceiros da EY, patrocinadores do Scale-Up Endeavor Nacional, realizaram um webinar com todos os empreendedores e empreendedoras participantes desta edição do programa. Confira os principais insights.
Funding: encurtando o caminho para atrair investidores, com Otávio Bachir
Toda empresa precisa de capital para crescer e ele pode ser oriundo de equity ou dívida. No caso de equity, é preciso considerar alguns pontos antes de atrair um investidor: escolher a fonte de capital certa, perfil do investidor, a governança correta, ter o business plan validado e um valuation realista, planos para os recursos e ter um assessor.
1) Escolher a fonte de capital certa durante o funding
O momento e tamanho da empresa são fatores importantes durante o funding. Cada estágio operacional tem o investimento que tem mais fit. Por exemplo, se uma empresa está em um momento de solidificação no mercado, talvez private equity pode ser a melhor opção.
2) Perfil do investidor no funding
O que as empresas esperam do investidor precisa estar muito claro: acesso a novos mercados? Capilaridade? Capital para crescer? Sair do negócio?
Os investidores são diferentes e o perfil correto pode acelerar o processo e diminuir o esforço.
3) A governança correta
O perfil de investidor, o tipo de investimento e o estágio da operação exigem uma forma de governança diferente.
Para isso, é preciso:
- Ter uma adequação das informações financeiras
- Acordo de acionistas eficiente
- Situação dos acionistas minoritários bem definida e transparente
- Situação fiscal bem resolvida
Investir tempo e recursos em melhorias dos processos internos, gestão da informação, procedimentos contábeis e tecnologia da informação é crucial. O investimento dará retorno no médio prazo de forma independente e aumentará as chances de uma parceria bem-sucedida.
4) Ter o business plan validado e um valuation realista
Para ter um business plan validado, o empreendedor(a) precisa considerar:
- Visão de longo prazo consistente com a capacidade da empresa
- Dados de mercado que corroborem a visão de longo prazo
- Necessidade de capital adequadamente endereçada
- Time experiente e com capacidade de entregar
- Saber o papel do investidor
Além disso, o valuation precisa ser realista, considerando taxas de retorno adequadas ao porte da empresa e do ativo.
5) Plano para os recursos
O investidor precisa ser convencido que o seu suporte é relevante para o sucesso da empresa. Para isso, deve fornecer detalhes de como o capital será usado e ter um plano detalhado de como os recursos captados vão gerar crescimento de longo prazo.
6) Ter um assessor para o funding
Existem benefícios em ter um assessor para ajudar na captação. São eles:
- Experiência nas transações
- Maximização de valor
- Representar o vendedor nas negociações
- Dividir o risco do processo
- Criar concorrência
Um aprendizado, neste caso, é contratar apoio jurídico especializado para definição dos termos e condições da parceria, incluindo aspectos contratuais, societários, tributários e de proteção da propriedade intelectual.
Indicações de livro sobre captação com Venture Capital: Venture Deals.
IPO: uma jornada de valor, com Flavio Machado
IPO é um sonho a ser conquistado. Porém, é uma jornada que não deve ser feita sem preparação: uma preparação bem sucedida pode envolver um processo de 18 a 24 meses.
O planejamento, por sua vez, deve ser minucioso, sem improvisação. As empresas, por sua vez, precisam investir na formação da equipe e agir como companhia aberta antes do IPO.
Como uma empresa se prepara para o processo de um IPO?
1) Antes do IPO – considerando um horizonte de 12 ou 24 meses
- Avalie as opções estratégicas: business plan; perfil de crescimento; necessidades e estruturas de capital; valuation e equity story.
- Alinhe com os stakeholders os motivadores do IPO.
- Estabeleça uma estratégia e um plano alternativa.
- Prepare sistemas e novas funções.
- Analise a sua estrutura societária e fiscal/tributária.
- Comece a construir uma infraestrutura de mercado de capitais e ajustes na estruturas atuais.
2) Preparação – considerando um horizonte de 6 ou 12 meses
- Estabeleça uma estrutura de projeto e um roteiro de execução para o IPO, considerando pessoas, organização, processos, políticas e sistemas.
- Formalize a estrutura de governança corporativa, relações com investidores e prepare políticas da companhia.
- Faça o ajuste fino do plano de negócios e prepare materiais de apresentação para os bancos, analistas e investidores.
- Monte uma equipe de IPO externa adequada – sindicato de bancos, advogados, auditores, dentre outros consultores.
- Defina o cronograma algo do IPO, inicie a due dillingence e prepare o conceito de oferta.
- Aperfeiçoe o equity story (razão pela qual investidores devem aderir às ações) e percepções de valuation baseado no feedback dos investidores.
- Identifique as janelas de mercados e desenhe cenários de oferta.
3) Transação e execução – considerando um horizonte de 1 ou 3 meses
- Monitore as janelas de mercados.
- Prepare documentos de registro e ofertas e materiais de marketing.
- Faça lançamento da oferta e roadshow para atrair investidores certos nos principais mercados de capitais com timing de mercado certo.
- Faça bookbuilding – análise dos registros de pedido e determinação do preço de emissão e alocação.
4) Pós IPO – sendo uma companhia pública
- Execute o plano apresentado durante o IPO e monitore a aderência a este, uma vez que uma empresa pública atrai mais atenção de mídia.
- Gerencie as expectativas dos investidores por meio de previsões eficientes e uso do procedimentos de emissão de acordo com o plano.
- Revise e aprimore a estrutura de governança corporativa.
- Forneça relatórios e divulgações externas de alto qualidade e boa governança corporativa.
- Reavalie a estrutura de relações com investidores com base no calendário de RI e atendimento aos reguladores e novos requerimentos.
Estou pronto(a)?
Antes de entender se sua empresa está pronta ou não para o IPO, é preciso levar algumas coisas em consideração:
Algumas dicas práticas:
- Selecione a bolsa de valores e segmento de listagem mais adequada.
- Selecione assessores que estejam alinhados com seu propósito, cultura e valores.
- Conheça seu potencial “comprador” e entenda o que influenciará na formação do preço da sua ação.