ecossistema venture capital ecossistema venture capital

Por um ecossistema de Venture Capital pró-empreendedor

Endeavor Brasil
Endeavor Brasil

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 30 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Uma nova era do Venture Capital está surgindo ao redor do mundo, impulsionando o crescimento das scale-ups e da economia global. 

Hoje, vemos a nova geração de scale-ups em mercados emergentes chamando a atenção dos maiores fundos do mundo – tanto pela qualificação de seus empreendedores e empreendedoras, como pelo potencial de crescimento de suas empresas em mercados pouco explorados. 

Sendo o Venture Capital a principal alavanca para o crescimento das scale-ups, temos mais empresas de alto destaque mundial vindas de lugares inéditos. Com esse crescimento, todo o ecossistema cresce e pode, então, se multiplicar.

Desafios do ecossistema de Venture Capital

Contudo, o capital segue concentrado em poucas empresas e o ecossistema de Venture Capital é de difícil compreensão, em especial pela assimetria de informações entre os stakeholders envolvidos – empreendedores, empreendedoras, gestores e gestoras de fundo, investidores e investidoras.

Faltam boas práticas sobre o passo a passo para acessar fundos de investimento, quais são os critérios para receber um investimento e quais são os mecanismos de governança necessários para uma sociedade bem sucedida. 

Sendo assim, a baixa compreensão desse ecossistema dificulta o acesso a capital pelas scale-ups, o que compromete seu crescimento de longo prazo.

Como a Raquel Teixeira, sócia de EY Private e líder dos programas Empreendedor do Ano e Winning Women Brasil, diz: “empreender no Brasil sempre foi algo desafiador, sob qualquer aspecto, e garantir os investimentos necessários para que o negócio seja bem-sucedido representa outro passo nessa jornada. Muitos não atingem esse objetivo por não saberem como funciona o mercado de capital de riscos.”

Venture Capital para scale-ups

Para lidar com este cenário, empreendedores e empreendedoras precisam se preparar para navegar no ecossistema de Venture Capital e fechar rodadas de investimentos saudáveis, sem diluição excessiva ou cláusulas que impedem o crescimento a longo prazo das scale-ups. 

Segundo Zeca Doherty, superintendente-geral da ANBIMA, “os fundos de venture capital são parte importante do ecossistema brasileiro de inovação e empreendedorismo. Decifrar as vias de acesso das startups aos investidores significa mais oportunidade de crescimento para as scale-ups e de novos negócio para os fundos. Por outro lado, esse processo estimula o ecossistema de inovação e o próprio mercado de capitais na medida em que parte das empresas investidas pode se tornar, no futuro, emissoras de instrumentos de dívida e ações no mercado local”.

Por isso, lançamos o guia “Venture Capital para scale-ups”, com patrocínio da EY e da ANBIMA. Nele, endereçamos soluções para os principais desafios das empresas que apoiamos, com boas práticas para scale-ups da nossa rede de especialistas. 

Esse material inédito no Brasil explica a dinâmica de Venture Capital, o relacionamento e a governança entre todos os stakeholders desse ecossistema.

venture capital para scale-ups

“Com este guia, contribuímos com o desenvolvimento do cenário empreendedor do país.”

Raquel Teixeira