Como negociar com investidores: modelo de Term Sheet

Endeavor Brasil
Endeavor Brasil

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 30 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Entenda como fazer um bom modelo de term sheet antes de receber investimentos.

Um dos maiores desafios do empreendedor que passa pelo processo de investimento é estabelecer os termos gerais para a entrada do novo sócio, seja ele um investidor anjo ou um fundo de investimentos. Dessa forma, escrever term sheets claros e que atendam as demandas de cada lado é essencial para fechar o negócio com segurança.

O que é term sheet?

Como você já deve saber, term sheet é um documento de acordo pré-investimento, que empreendedor e investidor assinam, como uma “carta de intenções”. Assim, ele estabelece termos importantes, como a participação que o investidor terá na sociedade, como ele poderá se envolver na operação, entre outros.

Normalmente, esse documento é assinado antes da diligência legal, em que a empresa passará por uma série de avaliações e auditorias, para garantir que o que ele diz sobre a empresa na negociação é verdade e que a empresa não está sob algum risco operacional ou financeiro. Caso todas as expectativas da diligência legal sejam atendidas, o investimento acontece sob os termos assinado nos term sheets.

Portanto, para facilitar esse processo, a Anjos do Brasil desenvolveu um modelo de term sheet, que prevê os pontos mais importantes a que empreendedor e investidor devem prestar atenção. Confira:

Acesse aqui um modelo de term sheet


venture capital para scale-ups