Como negociar com investidores: modelo de Term Sheet

Endeavor Brasil
Endeavor Brasil

A Endeavor é a rede formada pelas empreendedoras e empreendedores à frente das scale-ups que mais crescem no mundo e que são grandes exemplos para o país.

Entenda como fazer um bom modelo de term sheet antes de receber investimentos.

Um dos maiores desafios do empreendedor que passa pelo processo de investimento é estabelecer os termos gerais para a entrada do novo sócio, seja ele um investidor anjo ou um fundo de investimentos. Dessa forma, escrever term sheets claros e que atendam as demandas de cada lado é essencial para fechar o negócio com segurança.

O que é term sheet?

Como você já deve saber, term sheet é um documento de acordo pré-investimento, que empreendedor e investidor assinam, como uma “carta de intenções”. Assim, ele estabelece termos importantes, como a participação que o investidor terá na sociedade, como ele poderá se envolver na operação, entre outros.

Normalmente, esse documento é assinado antes da diligência legal, em que a empresa passará por uma série de avaliações e auditorias, para garantir que o que ele diz sobre a empresa na negociação é verdade e que a empresa não está sob algum risco operacional ou financeiro. Caso todas as expectativas da diligência legal sejam atendidas, o investimento acontece sob os termos assinado nos term sheets.

Portanto, para facilitar esse processo, a Anjos do Brasil desenvolveu um modelo de term sheet, que prevê os pontos mais importantes a que empreendedor e investidor devem prestar atenção. Confira:

Acesse aqui um modelo de term sheet


venture capital para scale-ups