Como Elaborar um Pitch Como Elaborar um Pitch

Como elaborar um pitch (quase) perfeito

Cassio Spina
Cassio Spina

Cassio A. Spina foi empreendedor por 25 anos, e atualmente é Investidor-Anjo. É o fundador da Anjos do Brasil e autor do livro “Investidor-Anjo – Guia Prático para Empreendedores e Investidores”.

Cinco slides eficientes para você se basear quando se apresentar para uma investidora, investidor ou cliente. Saiba como elaborar um pitch perfeito.

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I – Introdução

O pitch é uma apresentação sumária de 3 a 5 minutos com objetivo de despertar o interesse da outra parte (investidora, investidor ou cliente) pelo seu negócio. Assim, deve conter apenas as informações essenciais e diferenciadas.

O pitch deve pode tanto ser apresentado apenas verbalmente quanto ilustrado por 3 a 5 slides. Ele deve conter basicamente:

1. Qual é a oportunidade.
2. O mercado que irá atuar.
3. Qual é a sua solução.
4. Seus diferenciais.
5. O que está buscando.

Estes tópicos são genéricos, pois cada negócio tem suas peculiaridades. Assim, o que importa é conseguir demonstrá-los sucintamente na sua apresentação. Lembre-se que a investidora ou o investidor estará analisando não só o seu negócio, mas principalmente você. Então, é tão importante quanto apresentar claramente sua empresa é conseguir demonstrar seu conhecimento e capacidade de execução.

Lembrar também que não existe fórmula universal. Cada investidora ou investidor tem um interesse distinto, assim, é possível que tenha de elaborar 2 ou 3 versões do seu pitch para apresentar conforme o perfil do ouvinte.

Antes de efetivar sua apresentação, procure descobrir qual é o nível de conhecimento sobre o seu mercado e seu negócio. Dessa forma, para ouvintes que tenham pouco conhecimento, procure fazer um pitch mais básico; para aqueles que tem know-how no seu segmento, apresente seu pitch mais avançado.

II – A Apresentação

Detalho abaixo como elaborar cada slide do pitch com base no modelo de apresentação em PowerPoint.

Slide 1 – Identificando a oportunidade

Um pitch deve começar indicando qual a oportunidade que sua empresa irá atender, isto é, qual o mercado e a necessidade que não é bem atendida pelos players majoritários, de forma bem objetiva e direta. Como, por exemplo: “Nós iremos resolver o problema das perdas na distribuição de água”. Aqui, você já determinou o mercado (“distribuidoras de água”) e a oportunidade (“resolver o problema das perdas”).

Slides 2 e 3 – Apresentando a sua solução

A seguir, apresente rapidamente qual a solução que propõe para atender a necessidade da oportunidade já destacando a sua inovação e diferenciação.

Continuando o exemplo anterior: “através uma tecnologia própria não-invasiva de monitoramento ativo que identifica os pontos de perda para reparo”. Veja que não foi necessário detalhar como funciona. Mas, ao mesmo tempo, já destacou um diferencial (“tecnologia própria”).

Insira amostras do seu produto/serviço. Sejam telas do mesmo, fotos de um protótipo, um vídeo explicativo, etc. Ou seja, tudo que tanto facilite o entendimento quanto demonstre sua capacidade de execução.

Slide 4 – Destacando seus Diferenciais

Você deve, agora, reforçar suas vantagens competitivas perante a solução dominante do mercado. Observar que deve se comparar com quem já tenha maior market-share no mercado.

Como, por exemplo: “Nossa tecnologia, diferentemente do maior player deste mercado, não precisa que se instalem medidores específicos, pois monitoramos o fluxo de água por nosso equipamento de detecção”.

Slide 5 – Explanando sua proposta

Aqui, se você estiver apresentando para uma investidora ou investidor, deve evidenciar qual o estágio do seu negócio, qual valor do investimento está buscando e para que será utilizado. Por exemplo: “Já temos um protótipo funcional testado e avaliado pela companhia XYZ. Dessa forma, estamos buscando um investimento de R$ nnn para completar o desenvolvimento, fabricar as unidades piloto e fechar os primeiros contratos”. E completar perguntando se teria interesse em avaliar para investir.

Se você estiver apresentando para um cliente, deve apresentar qual sua proposta comercial. Por exemplo: “Nossos serviços são remunerados com uma parte da economia que gerarmos para sua empresa; você não precisará fazer qualquer investimento”.

III – Treino 

Então, concluída a elaboração da apresentação, simule para verificar se está consistente. Sendo assim, busque apresentar para colegas e amigos, solicitando feedbacks, em especial se está atrativa despertando o seu interesse.

* Confira mais conteúdo sobre um pitch de sucesso no site da Anjos do Brasil.

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