9 dos melhores podcasts para empreendedores

Gabriela Levy

Ocupado? Que tal escutar algo que pode ajudar você e sua empresa a dar uns passos extras? Veja essa lista de podcasts!

Na academia, no trânsito, arrumando a casa, no trabalho… toda hora é hora de aprender alguma coisa. Se você é multitarefa e movido por empreendedorismo, então, pode se beneficiar muito dessa lista. Isso porque os podcasts são perfeitos para aumentar sua produtividade em momentos mais operacionais, sem se preocupar nem com internet – os áudios podem ser baixados, sem custo, no seu celular ou player de música.

Então, fim àquelas horas tediantes dentro do carro ou a ter que escutar as mesmas músicas de sempre! Pensando no seu crescimento como empreendedor, separamos podcasts de primeira e bem diversificados (tanto em inglês quanto em português), para você se desenvolver e fazer seu tempo valer mais:

1. Podcasts Scale-Up Transforma

Lançamos um especial de 4 episódios contando as histórias e os desafios de crescimento dos empreendedores acelerados no Scale-Up Transforma, um programa de aceleração patrocinado pela Dell, Intel e Omidyar Network.

2. Masters of Scale

Podcast apresentado por Reid Hoffman, cofundador do LinkedIn, investidor na Greylock e Conselheiro da Endeavor Global. A cada episódio, Reid mostra como as empresas cresceram do zero para o bilhão, testando suas teorias com líderes reconhecidos globalmente.

3. How I Build This

Nesse podcast, Guy Raz mergulha nos bastidores de algumas das empresas mais conhecidas do mundo. A narrativa mostra, na visão do fundador, como foi a jornada empreendedora, decisões, estratégias e movimentos que os fizeram construir alguns dos maiores negócios do planeta.

4. Man in the Arena

Comandado pelos empreendedores brasileiros Leo Kuba, Miguel Cavalcanti e In Hsieh, esses podcasts em português se concentram no empreendedorismo e cultura digital. Há um convidado especial em cada episódio – desde membros de conhecidas startups até investidores famosos.  Além das entrevistas com os convidados, sempre há recomendações de livros e conselhos de gestão para os empreendedores brasileiros.

5. Entrepreneurial Thought Leaders

Se você é aficionado por novos conteúdos na área de empreendedorismo, deixe que a Universidade de Stanford te dê os maiores insights do mundo business semanalmente. Todas as quartas, durante o período acadêmico americano, convidados de organizações que abrangem desde o Google até a IDEO (passando pela Endeavor Global nesse episódio aqui!) compartilham lições e doses de inspiração para você aplicar no seu dia-a-dia.

6. Entrepreneur On Fire

Está procurando por inspiração, motivação e aconselhamento de gestão? John Lee Dumas, fundador da EntrepreneurOnFire, criou o lugar certo para você, empreendedor. Cada episódio diário traz um case de sucesso que compartilha fracassos, momentos “ah-há” e conquistas marcantes. Além disso, todo episódio termina com dicas práticas de negócios e do mundo das startups.

7. Podcast do Day1

Essa é uma série de podcasts que está contando (e recontando) os melhores Day1s da história. Encontre a resposta para os seus desafios na trajetória de quem já percorreu a mesma estrada que você, nessa parceria da Endeavor com a Deezer.

8. HBR IdeaCast

A Harvard Business Review por si só já é uma referência e tanto – em versão áudio, inclusive. Esse podcast semanal com os principais pensadores em negócios e gestão fornece uma perspectiva diferente sobre muitas questões gerenciais e de liderança, mas sempre de forma esclaredora e direta. E a variedade é enorme: de como ser menos reativo e mais proativo até estudos de caso sobre o varejo – vale explorar!

9. TED Talks Negócios

Curte os vídeos do TED? Por que não baixá-los para escutar no caminho para o trabalho? Nesses podcasts, alguns dos maiores inovadores, executivos e pesquisadores compartilham suas histórias e ideias sobre negócios.

Inscreva-se nos seus podcasts favoritos, sincronize os episódios em seu celular e acesse-os sempre que tiver um tempinho sobrando para capacitar e inspirar o seu eu-empreendedor.

*Contribuição: Luis Vabo Jr, empreendedor da Sieve