Ozires Silva
Ozires Silva Endeavor Brasil - Time de Conteúdo

Com 20 e poucos anos, na cidade de Bauru, no interior de São Paulo, ele mal sabia o que era a FAB (Força Aérea Brasileira). O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) nem existia e, mesmo assim, ele já sonhava em construir aviões no Brasil, afinal, nascera no país natal de Santos Dumont. Desde a década de 1940, Ozires Silva não se conformava com o fato de que, no Aeroclube de Bauru, todos os modelos tinham fabricação internacional.

Formou-se engenheiro no recém-criado ITA e continuou nadando contra a maré. As críticas e dúvidas agregavam ainda mais energia ao seu sonho. A oportunidade de ouro surgiu quando conseguiu falar com o presidente da República e o convenceu de que a Embraer era viável, um sonho possível, e que poderia crescer. E cresceu, muito: hoje, a companhia fabrica e opera em mais de 90 países, com engenheiros brasileiros, formados no país.

Atualmente, a aviação brasileira é referência no mundo todo e, se deve agradecimentos a alguém, este empreendedor é digno da menção. Inspiração para qualquer um que enfrente obstáculos, ele garante que não basta sonhar grande, tem que sonhar enorme e acreditar sempre.