O papel do empreendedor da porta para fora – Jorge Gerdau e Pedro Passos, Natura

Gabriela Levy

Jorge Gerdau e Pedro Passos, da Natura, dois dos líderes mais admirados do país, falam no CEO Summit 2015 sobre o papel do empreendedor na crise. Assista!

“A crise é ‘braba’. É uma crise moral, política, econômica e de liderança”. Sem dúvida, o sentimento de Pedro Passos, Presidente do Conselho de Administração da Natura, é compartilhado. Mas a verdade, diz Pedro, é que todos que empreenderam nos últimos 40 anos passaram por crises talvez bem piores. Jorge Gerdau, Presidente do Conselho Consultivo da Gerdau, concorda: “se a gente olha o histórico do Brasil, a situação do país como um todo está 5, 10 vezes melhor do que já tivemos. Isso me faz acreditar no nosso futuro”.

Para Gerdau, o problema é complexo e está exatamente no desajuste político. O processo de gestão mais importante é a governança, que se faz por definições políticas de onde queremos chegar. Nas manifestações de 2013, afirmamos o que não queríamos. Hoje, o necessário é um consenso sobre o que queremos: analisar e debater, com muita humildade, até alcançar essas definições.

A crise dentro de casa já estamos tentando controlar. Mas da porta para fora de suas empresas, qual é o papel do empreendedor nisso tudo?

Na Natura, Pedro explica que a responsabilidade social foi-se ampliando, mas estava lá desde o início: “tem que nascer junto da empresa, estar no DNA da do que se está propondo, e assim se tem um entendimento mais sistêmico de que a empresa faz parte de um todo. Lideranças precisam ser mais ativas e influentes. Há várias formas de atuar. É claro que no começo ficamos focados no curto prazo, na sobrevivência, é natural – mas no momento de reflexão, pense um pouquinho como essa atuação social pode ser mais relevante a ponto de impactar a sociedade”.

Gerdau reforça a falta de presença da liderança empresarial: “no mundo está cheio de exemplo do que já foi resolvido. Não há nada que não tenha resposta técnica que ainda não tenha sido debatida. A solução está na pressão da sociedade civil”.

Entenda as principais lições dessa conversa:

Mais lições? Assista à conversa completa entre Jorge Gerdau e Pedro Passos, moderados por Juliano Seabra, Diretor Geral da Endeavor Brasil, no CEO Summit 2015.

Leia mais:

Day1 | Empreender é Construir – Alexandre Ostrowiecki, Multilaser

Pensar o não pensado: como eu aprendo, todos os dias – Claudia Sender, TAM

Desafiando a Maré: por que escolhi um mercado tradicional, e acertei – Bernardo Ouro Preto, St Marché/Eataly Brasil

Correalização:

Logo Sebrae SITE