Day1 | O Esforço É Individual, Mas A Vitória É Coletiva [Pedro Chiamulera – Clearsale]

Pedro Chiamulera

O pai colonizou duas cidades. A mãe era empreendedora de gente: teve dez filhos. O mais  novo Pedro Chiamulera, fundador da ClearSale, relembra  a infância como um tempo feliz, de muito afeto. Na sua casa tinha um lema que inspirou toda a vida:  “Os últimos serão os últimos. Ou você se vira e vai atrás do que quer, ou não tem.”

Inspiração que o levou a ser atleta.  “Como atleta aprendi uma coisa muito importante: a integridade.  A mesma coisa vale para o empreendedor. Sempre que você fala tem que fazer, quando a sua palavra é tudo que você tem, quando você fala tem que fazer.”

No esporte existe o  desafio de treinar e levantar cedo. O atleta tem que tirar gosto  disso. Pedro compara o esporte ao empreendedorismo e destaca três fatores importantes: integridade, prazer no fazer e resiliência no objetivo. “A coisa maior que aprendi como atleta é que o inconsciente trabalha para você, trabalha a favor e contra.  E que bom que a gente tem esse poder.”

A equipe também é fator de sucesso no esporte. E Pedro reconhece: “No atletismo só consegui a vitória quando minha esposa montou um time e através desse time eu fiz o melhor tempo nas olimpíadas de Atlanta.  Foi minha grande superação. E então aprendi que o esforço é individual, mas a vitória é coletiva.”

Aos 33 anos ele parou de correr, ficou um ano trabalhando como programador. Teve dois grandes projetos, um na C&A e outro no Submarino. Sempre manteve o gosto por fazer e isso gerou muita confiança da equipe do Submarino.

Um dia, numa festa, Pedro conheceu a pessoa que fazia a gestão do software que ele tinha desenvolvido. Foi o Day 1 da ClearSale. A oportunidade de fazer um software anti-fraude. Fez uma proposta durante toda a noite que foi aceita rapidamente. Ele tinha só o papel e a ideia,  em uma semana teve que contratar pessoas e tecnologia, mas  conseguiu entregar o software. Pensou que ficaria rico, mas veio a bolha e a internet parou.

Foram tempos difíceis. O empreendedor sem conhecimento de gestão só pensava em vender e vender. Durante cinco anos surgiram  outras oportunidades, mas junto veio  um novo desafio. Aconteceu  um novo boom no mercado e em uma equipe de 25 pessoas  todos foram embora. Restaram dois estagiários. Eles fizeram um acordo de transparência e se comprometeram a entregar os softwares prometidos. Foi um novo Day1, quase um Day zero da ClearSale.

Havia grandes oportunidades de mercado, mas ainda assim a empresa quebrou.  E Pedro resolveu encontrar um novo significado de vida. Tirava 1 hora por semana para conversar com as pessoas:  “foi lindo porque aquela dinâmica que eu fazia para as pessoas na verdade era para mim mesmo, para ter o sentido de chegar no dia seguinte e trabalhar.”  Foi quando chegou na empresa uma alma gêmea. Bernardo vinha de uma empresa grande e trabalhava com modelos estatísticos. Formaram uma nova equipe, que fez uma revolução na empresa. Juntos criaram um modelo de mercado, mais que um software,  uma plataforma anti-fraude: o T-Clear Sale. E então os resultados vieram rapidamente.

Quer conhecer essa história e descobrir a surpresa do final? Assista ao Day1 de Pedro Chiamulera, cante e se encante com ele.

CTA - eBook - 50 histórias para inspirar sua jornada empreendedora