Antes de começar
Matemático pela UFRJ, Meste em Engenharia de Sistemas pela COPPE, com cursos de especialização em “Negócios” por HBS e Stanford e em “Empreendedorismo” por MIT e Babson College. Marcelo foi pesquisador na COPPE, no Centro Científico IBM e fundador de empresas no Brasil e no exterior. Foi selecionado "Empreendedor Endeavor“ (2000) e eleito "Entrepreneur of the Year" (2001) entre toda a comunidade Endeavor no mundo. Foi escolhido "Empreendedor do Novo Brasil" (2002) em concurso nacional da revista Você S.A.. É sócio de empresas em diferentes segmentos do mercado e membro do conselho de administração de empresas nacionais. Criou o CEI – Centro de Empreendedorismo Ibmec, é professor da FGV-RJ, PUC-RJ, e FDC. Participou da criação do Startup Rio e é seu Diretor de Educação, um programa estadual para geração e desenvolvimento de startups digitais inovadoras. Casado, três filhos, torcedor do Botafogo.
A idéia não sai da cabeça. Você vai montar um negócio. Um conceito líquido e certo que vai funcionar. É só colocar em prática. E agora, como começar?
Todos sabemos que não há receita infalível para o sucesso. Projetos feitos para dar errado revolucionaram o seu tempo. Empresas nascidas para durar quebraram em menos de um ano. Não se deixe influenciar demais pela opinião dos outros. Cada um sabe e segue o seu caminho e ninguém é senhor dos destinos alheios. Você pode, contudo, se beneficiar da experiência alheia. Aprender com erros e acertos de quem já andou por aí. Pense grande! Leia e converse para aprender bastante com os grandes.
É mais fácil reconhecer uma boa oportunidade lendo Scott Shane. Não dá para definir o mercado sem entender o tal “job to be done” de Clayton Christensen. Modelo de negócios é algo difuso até se ler Alexander Osterwalder. Não comece antes de ler “The Art of the Start” de Guy Kawasaki. Steve Blank vai fundir sua cabeça quando mostrar que não é para desenvolver produto, mas sim o cliente. É bem mais fácil criar uma “startup enxuta” seguindo Eric Ries. E tem muito mais gente para ajudar.
Antes de começar, conheça a si mesmo. De que indústria você gosta? Em que função seu desempenho é melhor? Qual é seu DNA? Seja honesto com você e com os outros. Trabalhe naquilo que conhece e gosta e com pessoas que o complementam e alavancam profissionalmente. Faça as contas. Anteveja o que terá de acontecer para que você obtenha o rendimento que busca. Não acredite em contos de fadas. Assuma que o mundo é mau e as pessoas ruins.
Criar e conduzir um negócio é um esporte radical. Não é para quem quer, mas para quem está preparado física, emocional e psicologicamente. Prepare-se para 5 anos muito difíceis. Se tudo der certo, ainda assim, serão 5 anos muito difíceis. E não é um esporte individual, mas familiar. Sua família vai estar na aventura com você, quer você e eles saibam disto ou não. Você está disposto a pagar o preço?
Marcelo Salim é sócio de empresas em diferentes segmentos do mercado e coordenador do CEI – Centro de Empreendedorismo Ibmec. Empreendedor Endeavor desde 2000.