Antes de começar

Marcelo Salim
Marcelo Salim

Líder de Inovação Aberta na IBM Brasil e Empreendedor Endeavor desde 2000.

A idéia não sai da cabeça. Você vai montar um negócio.  Um conceito líquido e certo que vai funcionar. É só colocar em prática.  E agora, como começar?

Todos sabemos que não há receita infalível para o sucesso. Projetos feitos para dar errado revolucionaram o seu tempo.  Empresas nascidas para durar quebraram em menos de um ano.  Não se deixe influenciar demais pela opinião dos outros.  Cada um sabe e segue o seu caminho e ninguém é senhor dos destinos alheios.  Você pode, contudo, se beneficiar da experiência alheia.  Aprender com erros e acertos de quem já andou por aí.  Pense grande!  Leia e converse para aprender bastante com os grandes.

É mais fácil reconhecer uma boa oportunidade lendo Scott Shane.  Não dá para definir o mercado sem entender o tal “job to be done” de Clayton Christensen.  Modelo de negócios é algo difuso até se ler Alexander Osterwalder.  Não comece antes de ler “The Art of the Start” de Guy Kawasaki.   Steve Blank vai fundir sua cabeça quando mostrar que não é para desenvolver produto, mas sim o cliente.  É bem mais fácil criar uma “startup enxuta” seguindo Eric Ries.  E tem muito mais gente para ajudar.

Antes de começar, conheça a si mesmo.  De que indústria você gosta?  Em que função seu desempenho é melhor?  Qual é seu DNA?  Seja honesto com você e com os outros. Trabalhe naquilo que conhece e gosta e com pessoas que o complementam e alavancam profissionalmente. Faça as contas.  Anteveja o que terá de acontecer para que você obtenha o rendimento que busca.    Não acredite em contos de fadas.  Assuma que o mundo é mau e as pessoas ruins.

Criar e conduzir um negócio é um esporte radical.  Não é para quem quer, mas para quem está preparado física, emocional e psicologicamente.  Prepare-se para 5 anos muito difíceis.  Se tudo der certo, ainda assim, serão 5 anos muito difíceis.  E não é um esporte individual, mas familiar.  Sua família vai estar na aventura com você, quer você e eles saibam disto ou não.  Você está disposto a pagar o preço?

Marcelo Salim é sócio de empresas em diferentes segmentos do mercado e coordenador do CEI – Centro de Empreendedorismo Ibmec. Empreendedor Endeavor desde 2000.

cta_ebook_planejamento_estrategico