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Demanda: dicas para não errar

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Demanda: dicas para não errar

A demanda é o motor da sua empresa. Se os clientes não quiserem seu produto, se não houver demanda para ele, não tem negócio. A seguir, confira dicas para acertar na previsão da demanda e organizar sua operação para não sofrer com imprevistos 

Por que preciso saber exatamente como funciona a minha demanda? Como faço para fazer uma projeção precisa? A demanda cresceu de uma hora para a outra, o que fazer? Como fica o meu estoque quando tem alteração de demanda? E a oferta? Algumas perguntas são frequentes na vida de todo empreendedor, e com certeza você já deve ter se deparado com elas.

Entender como funciona a demanda pelo seu produto é fundamental, tanto antes de começar um negócio, quanto para um empreendedor já iniciado, que está à frente de sua empresa. Será a partir da demanda que você vai estabelecer o seu ritmo de produção e estruturar toda a operação logística e a cadeia de suprimentos.

Para começar, o que é demanda e o que é oferta?

Oferta é a quantidade de um produto ou serviço disponível para compra. Demanda é a quantidade de produtos ou serviços que os consumidores estão dispostos a comprar. A lei básica para entender os dois conceitos é que quando a demanda é maior do que a oferta, os preços tendem a subir, e vice-versa. Isso acontece pois os preços dos produtos tendem a subir, já que os consumidores se dispõem a pagar mais para obter um determinado item.

Quer um exemplo fácil de entender? Sua conta de luz. Ela aumentou nos últimos tempos, não aumentou? Então. Acontece que a falta de água também compromete a produção de eletricidade, então fica mais difícil e caro produzir eletricidade. Mas a vida das pessoas não para por conta da seca, então o consumo de eletricidade continua o mesmo, ou seja, a demanda continua a mesma. Ora, se a demanda está igual, mas os custos da produção aumentaram, então, a não ser que as pessoas achem outra fonte de energia, o preço vai subir mesmo.

Prevendo a sua demanda

Fazer uma projeção de demanda é muito importante. Para isso, não tem segredo, você precisa ter informações precisas sobre o seu negócio. Faça controle de estoque, saiba quanto você vendeu de cada produto, por quanto, em quanto tempo e quando. Quanto mais informações você tiver sobre a sua empresa e o mercado que ela está inserida, melhor conseguirá entender como a sua demanda funciona, ajustar sua oferta e alcançar um equilíbrio.

A imprevisibilidade da demanda

Porém (infelizmente tudo tem um porém), há fatores que impactam a demanda e que você não tem como controlar. Crise no país, concorrência pelo lançamento de novos produtos, terremoto,  7×1 para a Alemanha… enfim, muitos fatores podem parar o país e impactar diretamente as suas vendas.

Em vez de focar exclusivamente em métodos perfeitos para previsão (a previsão é fundamental, ok? Não estamos dizendo que não), considere que também é importante estabelecer práticas constantes de revisão desta previsão e controle de suas imprecisões para tornar o seu desempenho em relação à oferta e demanda o melhor possível.

A primeira coisa que você deve saber para lidar com esses imprevistos é que precisa ser ágil para tomar decisões. Tenha um plano B, ou processos que permitam agilidade para aumentar, ou diminuir o ritmo de produção de acordo com a demanda

Outra dica importante é ter sempre em mente que demanda pode mudar de uma hora para a outra no momento de fazer investimentos na empresa. Se você investir mais do que podia contando com vendas futuras, pode quebrar a cara.

Estoque de segurança: uma margem de segurança para aumento de demanda

Uma boa gestão do estoque é fundamental para a maioria das empresas. No varejo, é preciso manter em estoque todos os produtos que os clientes possam desejar. Nas indústrias, é preciso ter estoques de matérias-primas para garantir a produção contínua. Em um e-commerce, evita que se percam vendas durante períodos de pico, como datas comemorativas.

Quando falta um produto, significa que você não planejou direito. Uma alternativa para lidar com essa imprevisibilidade de demanda é fazer estoque se segurança. O estoque de segurança existe e é calculado apenas para diminuir o risco de você não ter os produtos procurados pelo cliente por conta de problemas inesperados, como imprevistos com o fornecedor, atrasos na entrega, ou até uma demanda que não foi prevista. 

Mas a minha demanda está crescendo mesmo. Como me preparo para isso?  

Bom, acho que você não tem muita escolha se não aumentar a sua oferta, não? Como fazer isso sem aumentar os custos? Simples, pensando em escala, isso quer dizer, “fazer mais com menos”. É possível aumentar a sua produção sem aumentar os custos organizando o processo produtivo para reduzir custos não apenas na hora de produzir, mas também nas atividades internas da sua empresa, procurando incrementar bens e serviços. Quando você aumenta a sua produção, você consegue melhores preços com fornecedores, por exemplo.

No artigo Previsão de Demanda não é para Bola de Cristal você aprende com as lições e erros do Empreendedor Endeavor  Caio Bonatto, além de receber dicas de como se preparar para suprir um aumento de demanda.

Com o aumento da demanda vem o aumento da complexidade…

Sim. As empresas começam a crescer, a demanda aumenta e junto aparecem os desafios operacionais. Como produzir mais em menos tempo? Como entregar mais rápido? Fazer mais com menos é o espírito de todo bom empreendedor. Assim, como um grande empreendedor, com certeza ao olhar para esse desafio você já está fervilhando de ideias para transformá-lo em uma oportunidade. Não? Então aqui vai uma dica: invista em logística.

Quando você planeja bem a logística e o contato com fornecedores, testa novas soluções e aprimora sua cadeia de suprimentos, você está investindo em garantir uma entrega melhor para o seu cliente. Com essa postura, consegue negociar preços, prazos, condições de entrega e até alinhar ações estratégicas que beneficiem ambos.

Quer um exemplo?

A Bebê Store, e-commerce de produtos para mãe e bebê, é um ótimo exemplo. Com uma demanda enorme, acertar a operação era crucial para o sucesso do negócio.  Para eles, investir na logística empresarial fez toda a diferença: a partir do momento que acertaram os ponteiros da sua operação, ganharam em qualidade e redução de custos.

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

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