facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Day1 | “Corri atrás dos sonhos, hoje eles correm atrás de mim” – João Carlos Martins

LoadingFavorito

“23 cirurgias para manter o sonho vivo”: o que a resiliência de um dos maiores músicos brasileiros tem a ensinar aos empreendedores.

Era uma quinta-feira de manhã quando o time da Endeavor encontrou o maestro João Carlos Martins em seu apartamento em São Paulo para preparar sua palestra no Day1. Era bem cedo, mas ele já tinha até ensaiado, feito música, naquele dia: com mais de 60 anos de carreira, ele ainda se prepara com afinco para cada concerto — como problemas físicos o impedem de virar as páginas das partituras, ele memoriza cada canção, nota a nota, instrumento por instrumento. A música é sua missão, e ele se reinventa constantemente para continuar a cumpri-la.

 “Eu não gosto da palavra sucesso. Quando a pessoa alcança o seu o objetivo, ela tem que ser humilde, e quando encontra uma adversidade, tem que ter determinação.”

João Carlos Martins nasceu em São Paulo em 1940 e desde cedo demonstrou ter o dom da música: ganhou o primeiro concurso seis meses depois de ter ganhado um piano do pai. Aos 13, já tinha uma carreira nacional como pianista, aos 18 vieram os primeiros concertos internacionais. Aos 21, fez sua estreia no Carnegie Hall, a casa de concertos mais tradicional de Nova York. Naquele dia, o jornal The New York Times publicou que a National Symphony Orchestra, de Washington, se apresentou com um “brilhante jovem pianista brasileiro”.

Mas cedo também apareceram os problemas físicos. Aos 18 anos, ele foi diagnosticado com distonia, um distúrbio que causa contrações involuntárias dos músculos. Encontrou, então, uma alternativa: ele percebeu que o problema era atenuado se ele dormisse antes das apresentações — passou a fazer música logo após acordar.

Outros problemas vieram: rompeu um nervo jogando futebol no Central Park, sofreu com uma agressão na cabeça após um assalto na Bulgária… Os movimentos de uma mão foram ficando mais difíceis, depois os da outra. A vida parecia forçar o pianista para longe da música.

Ele optou por seguir em frente.

“Foram nada menos do que 23 cirurgias para manter o sonho vivo. Até que na 19ª os médicos me falaram: ‘Você nunca mais vai tocar piano profissionalmente’. Aos 64 anos, achei que o mundo tinha acabado”.

O sonho (figurado) parecia morto, mas renasceu em um sonho (real). João Carlos conta que teve um sonho com Eleazar de Carvalho, em que um dos maiores maestros brasileiros do século 20 recomendava que ele fosse estudar regência. Às 7h do dia seguinte, ele já estava tomando as primeiras lições. Em 2007, ele voltaria ao lendário Carnegie Hall na condição de maestro –uma das mais de 1.500 apresentações que ele já fez desde então.

Essa experiência de retorno à música aflorou o espírito empreendedor em João Carlos –para ele, uma forma de agradecer a Deus por poder continuar na sua missão. Em 2006, o maestro foi um dos fundadores da Fundação Bachiana, com o objetivo de desenvolver jovens musicistas de potencial e, ao mesmo tempo, democratizar a música clássica. Mais de 10 mil crianças já passaram pelo projeto.

Agora, ele está empreendendo o projeto Orquestrando São Paulo (que, sonha ele, pode se tornar Orquestrando Brasil), para a formação de orquestras em cidades de até 50 mil habitantes. A meta é criar mil orquestras nesses locais, unindo a banda local a músicos de cordas de igrejas, a maioria evangélicas.

O maestro segue firme em sua missão. “Através da música, eu corri atrás dos meus sonhos. E hoje os sonhos correm atrás de mim.”

Se você quer se inspirar com histórias de empreendedores como João Carlos Martins, baixe o novo eBook 50 Histórias.

*Este artigo é uma parceria de produção entre Endeavor e Sebrae

Correalização:

Logo-Sebrae-SITE (1)

CTA - eBook - 50 histórias para inspirar sua jornada empreendedora

, Endeavor Brasil, Time de Conteúdo

Deixe seu comentário

1 Comentário

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
ordernar por: mais votados mais recentes
  1. james barros - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Me emocionei com este lindo artigo parabéns

    https://importador360br.com/importador-br/
    james barros