Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Day1 | Os conselhos que não segui – Salim Mattar, Localiza

LoadingFavorito

Salim Mattar sempre pediu conselhos, mas preferiu correr riscos. Conheça seu Day1!

Abrir uma empresa nem sempre foi o sonho de Salim. Quando pequeno, encantado pelos sons do piano que um amigo sempre tocava, ele queria ser pianista. O sonho não foi muito longe depois que Salim contou para sua família o que ele queria ser quando crescesse. “Meu pai ficou tão bravo que me olhou nos olhos e disse: você vai crescer, abrir um comércio pra você, ganhar dinheiro, comprar uma radiola e todos os discos de pianistas que quiser”.

Desde então, toda vez o pai de Salim perguntava “o que você vai fazer quando crescer?”, ao que ele sempre respondia: “vou abrir um comércio pra mim”.

Passaram-se os anos e Salim foi ser office boy de uma exportadora de Minas. Na sua primeira semana de trabalho, seu chefe pediu para que ele pagasse uma conta. Chegando na empresa que ele deveria entregar o dinheiro, seus olhos saltaram ao ver o valor escrito no cheque. Salim começou a fazer as contas e percebeu que aquele negócio dava certo. “Eu paguei uma conta e defini a minha vida”.

Com 23 anos, o empreendedor começou seu negócio com 6 fuscas financiados, em plena crise do petróleo. Mas, como bom menino do interior, antes de tudo Salim foi se aconselhar com pessoas mais velhas. O primeiro choque foi saber que todo mundo era contra sua ideia. Na verdade, quase todos. O sócio do empreendedor era tão louco quanto ele e apostou no projeto. Esse foi o primeiro conselho que Salim não seguiu.

A empresa cresceu, ganhou investimentos e parecia não precisar de mais nada, até que Salim teve a ideia de expandir a Lozaliza, durante o segundo choque do petróleo. Nessa hora, ele foi chamado de louco pela segunda vez, agora pela pessoa que cuidava das suas finanças. Mais uma vez, ele desafiou a razão e foi em frente. Nos anos 80, eles já eram líderes de mercado. E o empreendedor não parou por aí. Foram vários conselhos ignorados e riscos calculados, mas muitas lições aprendidas e uma história que faz muitos empreendedores acreditarem no impossível.

Conheça o Day1 inspirador de Salim Mattar, fundador da Localiza!

A apresentação deste Day1 foi desenvolvida pela SOAP – da estratégia de conteúdo, passando pela criação visual até o ensaio do palestrante. Gostaria de ter uma apresentação como essa? O e-book “8 passos para fazer uma apresentação de sucesso” será um ótimo ponto de partida.

*Este artigo é uma parceria de produção entre Endeavor e Sebrae

Correalização:

Logo-Sebrae-SITE (1)

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: